Comprar um apartamento na planta pode te garantir uma economia e tanto, mas antes, preste atenção nestes cuidados para que seu investimento seja satisfatório.
Comprar um apartamento é realização de um sonho e um grande investimento. Neste caso, as precauções devem ser redobradas. Ao comprar o imóvel em construção pode te render uma economia de até 50% dependendo da valorização do imóvel até a entrega das chaves.
Pensando nisso, vamos listar algumas questões comuns para que você fique de olho para que a escolha seja segura no processo de compra.
Não escolha o apartamento na planta por impulso
Não tente adaptar os imóveis ao seu orçamento, é preciso pensar na finalidade do apartamento e ele precisa se adequar aos seus objetivos. Não escolha por impulso, veja as opções do mercado e escolha a que cabe no seu bolso. Procure apartamentos na planta que tenham o preço menor do que um empreendimento similar que já esteja pronto. Imóveis na planta trazem riscos e por conta disso você deve pagar menos.
Escolha uma construtora confiável
Fique atento à história das construtoras. Saiba das reclamações dos consumidores, converse com advogados especializados no mercado imobiliário e busque referências. Se possível visite alguns empreendimentos da construtora para checar acabamentos, qualidade e se as promessas foram cumpridas. Confiar na construtora é fundamental.
Fique atento aos documentos do empreendimento
Tenha em mãos tudo que for relacionado à compra do apartamento na planta, desde o primeiro. Guarde folders, materiais publicitários, memorial de incorporação, tudo. Principalmente o memorial de incorporação, antes de iniciar qualquer negociação imobiliária, se certifique. Que o imóvel está registrado em cartório, esse documento prova a propriedade do evento e a aprovação do projeto pela prefeitura.
Visite a região do empreendimento
Mesmo com todos os benefícios da região estejam estampados nos materiais de divulgação, faça uma visita ao bairro, para verificar a vizinhança, ruídos, segurança, entre outros. Observe a infraestrutura do bairro, qualidade das vias e as facilidades de acesso. Assim, você tem certeza de onde seu lar está sendo construído e a real probabilidade de valorização do imóvel.
Não se esqueça do registro
O imóvel só pode ser seu após o registro do cartório de registro de imóveis. Sem ele, você não tem direito a propriedade. E se você decidir registrar depois, vai ficar com o imóvel disponível e débito na previdência.
Pronto, agora você pode ficar mais tranquilo na hora de escolher seu apartamento na planta. Ter segurança neste momento é fundamental. Que tal agora conferir 5 dicas para financiar um imóvel?