Blog

Search

5 dicas pra facilitar seu financiamento imobiliário

Financiamento: dicas pra financiar seu imóvel | Reprodução: Google
Financiamento: dicas pra financiar seu imóvel | Reprodução: Google

Comprar imóveis está cada vez mais fácil. Pensando nisso, separamos algumas dicas espertas pra você garantir seu financiamento imobiliário com mais tranquilidade.

 

Comprar um imóvel geralmente é o maior investimento que você faz durante sua vida e o acesso ao crédito tem sido facilitado, mesmo com a instabilidade econômica. Com a queda dos juros, é possível financiar por até 30 anos com taxas razoáveis.

Portanto, é fundamental planejar minuciosamente esse passo tão importante. Faça as contas e os números vão mostrar a diferença entre uma aquisição planejada ou não. Pensando nisso, separamos algumas dicas espertas pra você garantir seu financiamento imobiliário de forma mais fácil. Confira só:

 


Conheça nosso E-book: Guia Completo sobre Financiamento Imobiliário

E-book Guia do Financiamento Imobiliário
E-book Guia do Financiamento Imobiliário

 

  1. Compare todos os bancos

Ao contrário do pensamento popular, o crédito imobiliário mais vantajoso nem sempre está na Caixa Econômica Federal. Embora o banco tenha os menores juros do mercado, outros fatores podem impactar no custo do financiamento como seguros obrigatórios e taxas bancárias, que costumam ser obrigatórias. Geralmente esses serviços são mais caros devido à necessidade do cliente.

Então passe a comparar os outros bancos, não é necessário ser cliente do banco para financiar seu imóvel por ele.

 

2. Preste muita atenção na imobiliária

As vezes, por comodidade, você costuma financiar o imóvel com o banco conveniado à imobiliária. Isso realmente pode facilitar a aprovação de crédito e a liberação posterior do dinheiro, mas também pode representar um gasto alto ao longo do contrato. Não feche imediatamente a primeira proposta, sempre faça uma pesquisa, consulte os concorrentes e constate através dos números se o banco é a melhor alternativa ou não.

 

3. Você pode conseguir o financiamento antes de encontrar o imóvel

Você sabia que pode entrar com o pedido de financiamento antes mesmo de escolher o imóvel? Caso aprovado, o banco te fornece uma carta de crédito como garantia do dinheiro. Essa carta geralmente tem validade de 3 meses e é concedida em até 5 dias após a entrega dos documentos e dos formulários requisitados.

 

4. As prestações decrescentes são mais vantajosas

Você pode se sentir mais confortável ao escolher um financiamento com prestações fixas, conhecido como Tabela Price. Porém no Sistema de Amortização Constante (SAC), as prestações começam um pouco mais altas e vão perdendo valor durante o contrato. A vantagem desse sistema é que as tabelas também são prefixadas. E, como as prestações no início do financiamento são mais altas, a amortização da dívida total é mais rápida.


5. Você pode incluir taxas e impostos no crédito

O planejamento também é importante nesse caso. Além de pagar a entrada, você vai precisar desembolsar um valor considerável, cerca de 3% do valor do imóvel em taxas, despesas contratuais, taxa de vistoria e custos bancários. Faça uma previsão desses gastos para não ter surpresas. Se não for contratar o valor máximo de financiamento para a sua renda mensal e não quer pagar essas despesas à vista, pode incluí-las no financiamento na maioria dos bancos.

 

Pronto, agora você tá por dentro de dicas extras e super fundamentais para garantir que seu financiamento sairá sem dores de cabeça. Confira também 5 erros comuns ao solicitar um financiamento imobiliário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Veja também