
Criamos uma lista de itens básicos para você organizar suas finanças e materializar os sonhos da sua família. Confira!
Ter um planejamento familiar é um processo quase obrigatório para evitar e resolver problemas financeiros. Para uma família traçar suas metas é preciso administrar os recursos financeiros e o tempo.
Toda família tem desejos e vários deles em conjunto como: filhos e a compra de uma casa. A correria e a rotina podem atrapalhar a criação das metas e todas essas metas ficam guardadas e nem entram no papel.
Para isso, reunimos algumas dicas muito simples para colocar todas as metas no papel e principalmente em prática. Veja só:
Defina todas as necessidades
Converse com sua família e reuna as necessidades. Lembre-se que todos devem participar. Anote todos em um caderno todas as metas familiares e os prazos para cumpri-las.
Verifique o prazo de todas as metas
Colocar prazos reais para todas as metas é necessário para concretizá-los.
Classifique como metas a curto prazo: poupar para possíveis problemas de saúde, para quitação de dívidas, pagamento de impostos, mensalidades, material escolar e necessidades de alimentação. Ou seja, todas as metas para serem cumpridas em até 12 meses.
As metas de medio prazo podem ser estabelecidas com um prazo para um futuro próximo e que necessitam de um pouco mais de planejamento como uma viagem, a aquisição de um carro e etc.
As metas à longo prazo precisam de várias condições e também da passagem do tempo para realização dessas metas como: ter filhos, a aposentadoria, adquirir a casa própria, entre outros.
Coloque preço em todas as metas
Agora é o momento de precificar sua lista. Estime o custo de cada um dos itens listados e determine o quanto será preciso economizar mensalmente para atingir cada objetivo. Não é necessário levar em conta a inflação e os juros neste momento. Este é o momento de definiram norte para a concretização das metas.
Comece a implementar
Agora é o momento de analisar todo o orçamento familiar e começar a implementar as metas escolhidas. Priorize o que é mais importante ou aumente o prazo das metas mais difíceis neste primeiro momento. Priorize pagamentos de dívidas e poupar para consolidar a reserva de emergência, não ser pego de surpresa é essencial.
Reavalie suas metas familiares
Anualmente, revise suas metas. Reavaliar é tão importante quanto por em prática. É necessário ter acompanhamento constante para em fim, tira-las do papel. Veja quais metas você conseguiu atingir, revise as que estão em curso e retire ou adicione outros itens.
Pronto! Não deixe de planejar o futuro com a sua família e alcançar os objetivos. Com muita dedicação, esforço e participação de todos é possível alcançar todos esses sonhos. Veja agora, como montar um orçamento doméstico.