Aprenda a se programar financeiramente para realizar o sonho de comprar um apartamento. Veja 5 dicas para facilitar esse processo.
Se você está pensando em adquirir um imóvel, com certeza já se questionou qual é a melhor maneira de se programar financeiramente para conseguir realizar essa compra. Geralmente a escolha é o crédito habitacional.
Mas para conseguir o crédito, não basta apenas ter um salário compatível com o valor do apartamento, os bancos geralmente usam mais critérios para a liberação do crédito. Pensando nisso, separamos 5 dicas para você financiar com mais facilidade.
1 – Verifique seu CPF
A primeira coisa que você precisa fazer é verificar se está negativado ou não. Pesquise e veja se você tem alguma restrição ou protestos no seu nome. Além disso, se certifique de ter um bom histórico de crédito. Tudo isso é levado em conta pelos bancos.
Com a ferramenta Serasa Score, você tem acesso ao seu score de crédito, verificando um dos itens avaliados pelas instituições financeiras.
2 – Planejamento é tudo pra financiar
Comprar um imóvel é um procedimento que requer muita atenção e planejamento. Busque um imóvel que seja compatível com sua renda e veja todos os pontos positivos e negativos do financiamento imobiliário antes de fechar o contrato.
Compare condições de pagamento, taxas de juros, prazos, tempo de aprovação, parcelas, valor de entrada e outros fatores. Existem várias linhas de crédito disponíveis no mercado e que variam bastante. Dessa forma, defina o empreendimento que você almeja, seu orçamento e planeje tudo com antecedência.
3 – Tenha uma conta no banco
Isso é fundamental. Quanto mais tempo você for cliente do banco, o acesso aos dados é de fácil acesso. Assim, a instituição sabe quanto dinheiro circulou na sua conta e avaliar seu potencial de pagamento para oferecer um financiamento compatível.
4 – Nunca comprometa todo o seu orçamento
Essa é uma regra de ouro. Depois de ver as linhas de crédito e instituições financeiras fique atento ao valor do financiamento. Os pagamentos mensais e os balões que possam existir não devem comprometer mais do que 30% do seu orçamento.
Lembre-se que esse é um comprometimento a longo prazo e analisar cuidadosamente seu orçamento pessoal e familiar é fundamental para não adquirir dívidas após a adesão ao financiamento imobiliário.
5 – Separe a documentação com antecedência
Financiar um imóvel exige muitos documentos. Lembre-se de providenciar todos esses documentos com antecedência, mesmo que cada instituição peça documentos diferentes, alguns são exigências comuns.
Pesquise quais são esses documentos básicos para tê-los sempre em mãos. Isso pode agilizar e muito o processo e a liberação do financiamento.
Viu só? Colocando essas dicas em prática você consegue financiar seu apartamento com muito mais facilidade e principalmente com planejamento, sem comprometer seu orçamento e a realização do seu sonho.
Veja também: tudo sobre o novo financiamento imobiliário atrelado ao IPCA