Chegar ao fim do mês com as contas em dia e ainda economizar é um sonho para muitos. Por isso, separamos 5 dicas para sobrar dinheiro mensalmente.
Você consegue fazer seu dinheiro render até o fim do mês? Pode não parecer, mas é a realidade de muitos brasileiros.
Com as contas cada vez mais altas, a falta de um bom planejamento financeiro, as dívidas e os empréstimos no limite bancário podem arruinar qualquer plano para o futuro.
Pensando nisso, separamos 5 dicas para fazer render e sobrar dinheiro todo mês. Confira só no texto abaixo:
1 – Para sobrar dinheiro é preciso saber onde se gasta
Você acompanha regularmente os números da sua conta bancária? Essa é uma dica crucial, saiba quanto você ganha, quanto você gasta, quanto investe e principalmente quanto desperdiça.
Saiba muito bem todos os detalhes, desde os custos fixos como aluguel, conta de luz, água, internet até aqueles bem pequenos como o docinho depois do almoço, o streaming que você assina e não utiliza. Cada vez que você passa o cartão, menos sobra. Ah, e lembre-se de anotar o valor, data, local e motivo do gasto, ok?
2 – Faça pequenas metas
É impossível você cortar gastos de uma só vez. Tenha pequenas metas para atingir um objetivo maior. Primeiro corte os desperdícios, afinal, a sua taxa da conta bancária não vai te fazer falta alguma. Em seguida comece a criar alternativas para economizar em todo o resto.
3 – Compre em atacadistas
Para alguns tipos de produtos, comprar em atacadistas pode valer muito mais a pena, principalmente pelo tamanho dos lotes. Ao invés de ir ao supermercado varejista 1 vez por semana, compre itens que tenham um bom prazo de validade em grandes quantidades e pague muito mais barato.
4 – Planeje-se para comprar à vista
Evite compras com um longo prazo de pagamento. Isso só vai aumentar suas dívidas e comprometer seu orçamento mensal. Quando você se programa para comprar algo à vista, você evita o acúmulo de contas a longo prazo. Lembrando que você pode pedir um desconto pagando à vista.
https://tapajosengenharia.com.br.br/blog_tapajos/financas-parcelar-os-moveis-ou-nao
5 – Organize seu orçamento com regularidade
Seu orçamento deve ser sempre atualizado. Sempre aparecem novas necessidades e algumas deixam de existir, então separe 1 dia por mês para revisar e atualizar seu orçamento e analisando cuidadosamente cada um dos compromissos.
Gostou dessas dicas? Coloque-as em prática agora e veja a revolução no seu orçamento.
Veja também: Controle financeiro: dicas de ouro | Tapajós Engenharia (tapajosengenharia.com.br)