Separamos alguns erros graves que você não deve cometer para manter sua tranquilidade em relação ao dinheiro.
Existem alguns erros graves que você deve ficar de olho e se policiar para não comprometer suas finanças. Falar sobre dinheiro e finanças no Brasil ainda é um tabu, já que não existe uma educação financeira desde a infância. Então estar atento à todos os passos é importantíssimo para manter a saúde do seu dinheiro e do seu planejamento familiar.
Pensando nisso, listamos 5 erros pra você jamais deve cometer com seu dinheiro.
Só investir o que sobra
Se você decidir esperar sobrar dinheiro para investir, isso nunca vai acontecer. Esse hábito é um dos principais motivos pelo qual as pessoas acabam não investindo nada. Tenha objetivos claros e passe a tratar os investimentos como uma conta que deve ser paga a você mesmo, e só a partir daí você usa o resto do dinheiro para se divertir pelo resto do mês.
Não pesquisar e comparar preços
É muito comum, na correria, acabarmos efetuando compras por impulso e não comparar os preços. Mas com a internet, fazer essa comparação é muito mais fácil. Antes de comprar aparelhos eletrônicos, carros, imóveis e serviços, compare! Os valores podem ter muita diferença.
Não se planejar para os impostos
Todo início de ano, sabemos que os impostos como IPTU, IPVA chegam. E se você não se preparar, acaba desesperado e parcelando o pagamento dessas contas no decorrer do ano, o que acaba se transformando em um ciclo. Então, planejar é a chave.
Gastar dinheiro com produtos no lançamento
Já é conhecido que os produtos, ao serem apresentados para o mercado, tem o seu preço elevado durante a fase do lançamento. A exclusividade e a novidade são o grande motivo para os produtos serem mais caros. Aguarde um tempo que esses valores acabam caindo.
Tentar parecer ter mais do que você tem
Se você não quer prejudicar suas finanças, esse é o pior dos erros. Adquirir produtos por pura ostentação não é, e nunca foi, uma boa ideia. A consequência dessa ação ao longo prazo é extremamente problemática.
Só adquira bens se puder pagá-lo à vista, ou parcelar sem colocar em risco o seu planejamento financeiro.
Você pode ter se identificado com vários desses erros, pois eles são bens comuns. Mas é importantíssimo estar atento a todas as nossas atitudes, se o objetivo for poupar e manter sua saúde financeira em dia. Veja agora 5 dicas para colocar o controle financeiro em prática.