Blog

Search

Dicas para comprar um imóvel com pouco dinheiro

Como comprar um imóvel com pouco dinheiro | Reprodução: Google
Como comprar um imóvel com pouco dinheiro | Reprodução: Google

Você morre de vontade de comprar um imóvel e acha que o dinheiro não é o suficiente? Separamos algumas dicas para te ajudar.

 

Em algum momento, todos nós paramos para pensar sobre uma compra de imóvel, pode ser um imóvel novo ou quem sabe um segundo, de qualquer forma, a compra de um imóvel é um novo passo na sua vida.

E essa conquista não chega sem dinheiro. Mas com algumas dicas, é possível comprar um imóvel mesmo que a grana esteja curta, é só mudar alguns hábitos.

 

Poupe até obter 20% do imóvel

O primeiro passo para conquistar esse sonho, é preciso poupar até conseguir 20% do valor do imóvel. A maioria das linhas de crédito permite financiar até 80% do valor final. Lembre-se de deixar esse dinheiro guardado numa aplicação de pouquíssimo risco como poupança ou fundos de renda fixa.

 

Quanto mais poupar, menor os juros

Esse é o segundo passo, mesmo com pouca grana, faça simulações e se comprometa a poupar o máximo possível. Com uma boa entrada, o valor financiado será reduzido juntamente com os juros.

 

Aproveite suas condições atuais

Se você ainda mora com seus pais, aproveite esse momento para poupar o máximo possível. Aproveite que neste momento os gastos são menores. Se planeje para dar entrada no seu primeiro imóvel em aproximadamente 4 anos.

 

Não se esqueça das despesas com a documentação

No momento de poupar, não se prenda apenas ao valor do imóvel. Lembre-se que também existirão os gastos com o ITBI, e a alíquota varia de acordo com o município, além disso, tem custos do cartório e do próprio financiamento como avaliação do imóvel, análise jurídica da documentação, entre outros. Estes gastos podem chegar até 4% do valor do imóvel.

 

Avalie a região

A vizinhança influência diretamente em seu orçamento. Viver em uma região sofisticada pode multiplicar os gastos com alimentação, vestuário e transporte. Isso também deve ser considerado no momento da escolha do seu próximo imóvel. Se planejar para isso também é necessário.

 

Separe 30% da sua renda

Esta é a melhor maneira de garantir que sua poupança será feita. Separando e poupando 30%, você acaba se acostumando a viver sem esse valor nos seus ganhos. Geralmente, este será o valor da parcela do financiamento.

 

Pronto! É hora de parar de pensar que a grana é pouca para conquistar seu lar. Mesmo com pouco dinheiro é possível poupar e realizar seu sonho. Dá só uma olhada em todas as etapas e documentos necessárias para o financiamento.

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Veja também