Alugar um imóvel pode ser uma ótima opção para garantir uma renda extra, e o momento ideal para investir é agora. Dá só uma olhada em todas essas dicas.
Você tem recursos disponíveis para investimento? Que tal aproveitar para investir e alugar um imóvel e garantir uma renda extra?
Se você se encontra nessa condição, separamos algumas dicas para você avaliar essa possibilidade e aproveitar o excelente momento em que os imóveis estão se valorizando cada vez mais. Assim você começa a lucrar, e quem sabe, viver de aluguel comprando imóveis.
Atenção à localização do imóvel
O primeiro passo é escolher o imóvel em uma excelente localização. Pesquise muito bem as datas e os eventos em que a procura por este tipo de hospedagem aumenta e qual é a região mais procurada pelos visitantes, moradores temporários ou desejo de alugueis de longa duração na cidade.
Depois disso, você pode começar a procurar imóveis dentro da sua realidade financeira e que possa ter uma boa rentabilidade na hora de alugar um imóvel.
Veja tudo que você vai gastar
Os empreendimentos que precisem de reformas podem ser mais baratos na hora de adquirir, mas coloque os gastos com as reformas no seu orçamento. Dessa forma, você não corre risco de perder dinheiro na hora de alugar um imóvel.
Os imóveis na planta também podem ser uma boa opção, principalmente para quem deseja investir em áreas ainda em crescimento.
Entenda quanto você vai ganhar ao alugar um imóvel
Antes de adquirir o imóvel, verifique em aplicativos, corretores de imóveis e imobiliárias com base nas pesquisas de imóveis similares. É necessário ter isso como base na hora de verificar se o imóvel realmente te trará ganhos.
Outros gastos devem ser somados na hora de calcular o valor do alugue. Leve em conta reparos, instalação de serviços, reformas e gastos fixos, como condomínio, IPTU e outras taxas.
Será que é possível alugar por temporada?
Existem vários tipos de aluguel por temporada. Eles variam de acordo com a cidade e os atrativos. Alguns são dedicados a estadias curtas, como feriados prolongados, finais de semana, fim de ano ou carnaval. Existem também alugueis para estudantes universitários que ficam de quatro a seis meses durante os estudos.
Veja se em sua cidade tem demanda para essas temporadas e defina as regras para a locação do seu imóvel, assim, você estabelece uma boa relação de confiança com o seu locatário.
Divulgue o imóvel
Com tudo pronto, não esqueça de divulgar seu imóvel. Utilize sites e classificados. Caso prefira os alugueis por temporada, aplicativos com o Airbnb podem ser uma excelente opção. Além disso, procure um advogado de confiança para redigir um contrato base e estabeleça todas as regras de uso do imóvel e do condomínio, além de checar o uso no momento final do contrato.
Veja também: Apartamento no lançamento: observe estes itens antes de comprar (tapajosengenharia.com.br)