Blog

Search

Dicas para criar ambientes integrados

Ambientes integrados: 5 dicas para criar

Os ambientes integrados são grandes aliados para as mais diversas rotinas e deixam sua casa muito mais iluminada, ventilada e sofisticada. Veja algumas dicas para aplicar no seu lar.

Os ambientes integrados trazem aquela sensação de amplitude no espaço e oferecem muita praticidade no dia a dia. Esse tipo de solução deixa sua casa muito mais ventilada, iluminada e dependendo do tamanho da sua planta, ainda facilita a circulação.

Se você gosta desse estilo de projeto, separamos algumas dicas e cuidados para deixar seu lar integrado sem abrir mão do aconchego.

O que são ambientes integrados?

A ideia é unir dois ou mais ambientes abrindo mão das paredes ou divisórias. Essa ideia começou com as construções de lofts, que geralmente tem quase todos os cômodos integrados.

Com isso, os ambientes integrados se popularizaram. Assim, os arquitetos e profissionais da construção civil passaram a ver vantagens nesse tipo de projeto.

Decoração

Tenha bastante cuidado com a decoração em ambientes integrados. Mesmo com os mais diversos móveis e acabamentos disponíveis no mercado, não abra mão da funcionalidade, do conforto e da circulação.

Pense em uma unidade visual para conseguir a amplitude.

Divisórias

Ok, mesmo que você tenha retirado as paredes, ainda é possível compor os ambientes e delimitar os espaços

Existem projetos em que o quarto e a sala de estar estão unificados. Para garantir a privacidade e funcionalidade dos ambientes sem abrir mão da integração, alguns profissionais recorrem a um móvel, como uma estante, que possui aberturas estratégicas para a ventilação e iluminação.

Você também pode usar divisórias vazadas, cobogós e biombos para ter um resultado similar mantendo os ambientes iluminados e ventilados.

https://tapajosengenharia.com.br.br/blog_tapajos/estantes-na-decoracao

Cores

Como em toda decoração as cores são muito importantes. Mas nos ambientes integrados, não podemos pensar apenas nas cores das paredes. Tudo precisa conversar e para isso, pense nos tapetes, decorações, móveis e acabamentos.

Por exemplo, se você está integrando a cozinha com a sala, tenha sofás e cadeiras que compartilham as mesmas cores, um mobiliário com design parecido e se possível, coloque o mesmo piso nos dois ambientes.

Integrar a sacada

Se você quer um ambiente social bem amplo, que tal integrar a área interna com a área externa?

Em alguns apartamentos é possível que a sala e a sacada possam se tornar um só ambiente. Isso vai aumentar a área de circulação e te deixa fazer mais atividades sociais com seus convidados, já que geralmente a churrasqueira, jardim, mesa de jantar estão bem próximos da sala e da cozinha.

E aí, gostou dessas dicas? Que tal aplicá-las agora?

Veja também: Decoração: truques simples para transformar seu lar | Tapajós Engenharia (tapajosengenharia.com.br)

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Veja também