Para comemorar o aniversário de 87 anos de Goiânia, propomos um passeio pelo centro histórico para admirar o acervo Art Déco da cidade.
Goiânia reúne o maior acervo de Art Déco do Brasil. Attílio Corrêa Lima foi responsável pelo projeto da nova capital e fez o desenho da cidade juntamente com os prédios históricos construídos nas décadas de 40 e 50 no estilo Art Déco. Essas construções foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Em 2020, Goiânia completa 87 anos. Por esse motivo, propomos um passeio pelas obras Art Déco, que estão presentes no nosso dia a dia e que podem passar despercebidos.
Palácio das Esmeraldas
O Palácio das Esmeraldas foi construído para ser a sede do governo estadual, localizado no centro geográfico da Praça Cívica. A partir do palácio, irradiam-se os prédios ocupados pela administração pública goiana. O tribunal eleitoral e o tribunal de contas. Além de outras joias Art Déco como a Antiga Chefatura de Polícia, atual Procuradoria Geral do Estado e a antiga Secretaria Geral, hoje Centro Cultural Marieta Telles Machado.
O Palácio das Esmeraldas acaba ficando um pouco escondido pelos diversos monumentos que a praça abriga, como o Palácio Pedro Ludovico Teixeira e o monumento às Três Raças.
Museu Goiano Zoroastro Artiaga
A pouquíssimos passos do Palácio das Esmeraldas, fica o museu Zoroastro Artiaga. Foi o primeiro museu de Goiânia, criado em 1946 e possui um grande acervo de objetos expressivos da cultura e história do Estado de Goiás.
Avenida Goiás
Na Avenida Goiás encontramos diversas obras Art-Déco. Partindo da Praça Cívica, o Coreto é palco de manifestações artísticas, culturais e políticas ao longo da história. Foi inaugurado oficialmente em 1942. Seguindo na avenida, também encontramos o Grande Hotel e a Torre do Relógio.
Museu Pedro Ludovico Teixeira
A casa do Governador responsável pela construção de Goiânia, fica na rua Dona Gercina Borges Teixeira, pertinho do Bosque dos Buritis. Vale admirar o exterior da casa, todo em estilo Art Déco. Também é possível visitar o museu aberto para visitação gratuita. Todos os aspectos e aposentos da casa foram mantidos como eram.
Goiânia Palace Hotel
Fundado em 1953, e um ícone da Avenida Anhanguera, o Palace Hotel é todo inspirado no Art Déco. Recebendo hospedes até hoje e mantendo viva a tradição e a história da cidade.
EXTRA: Beco da Codorna
Essa dica não tem nada a ver com Art Déco, mas é essencial pra você que quer aproveitar um roteiro pelo centro da cidade. O Beco da Codorna é um museu de arte urbana muito charmoso. Fica localizado na Avenida Anhanguera. Foi idealizado por alunos de Publicidade e Propaganda e os artistas goianos, moradores e membros da Associação dos Grafiteiros de Goiânia deram vida ao beco em um trabalho coletivo.
Teatro Goiânia
Um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, o Teatro Goiânia fica no cruzamento entre as avenidas Anhanguera e Tocantins. Se caracteriza por ser o mais tradicional espaço cultural da cidade, recebendo grandes shows, espetáculos e eventos culturais.
Antiga Estação Ferroviária
A Antiga Estação Ferroviária fica localizada na Praça do Trabalhador e acabou de ganhar uma revitalização, onde manteve todo o charme e a estética do Estilo Art Déco. Foi inaugurada em 1950, ainda sem trens, mas em 1952, eles começaram a circular até a década de 80.
Goiânia é um charme! Mas indicamos visitar os edifícios principalmente durante o dia, já que infelizmente alguns sofrem bastante com a falta de segurança. De toda forma, o passeio vai compensar bastante pelas belezas das edificações da cidade e pelo estilo Art Déco!
Veja também: motivos para amar a região de Campinas