Blog

5 dicas de conservação e manutenção residencial

Manutenção Residencial: 5 dicas de conservação

Toda casa precisa de cuidados regulares. Para isso, reunimos 5 dicas para você deixar toda a manutenção do seu lar em dia.

A manutenção residencial deve ser realizada com frequência. Essa é a melhor maneira de garantir que tudo na sua casa funcione perfeitamente e ainda evita grandes problemas como rachaduras, mofo e vazamentos.

Claro que com a rotina e o estresse do dia a dia, esses detalhes podem ficar esquecidos, mas é importantíssimo manter essas manutenções preventivas para garantir o seu conforto, segurança e tranquilidade.

Por isso, separamos 5 dicas de manutenção residencial que você precisa ficar de olho.

1 – Esquadrias

Já começamos as dicas por um item que não recebe muita atenção. As esquadrias precisam de cuidados periódicos para que mantenham uma boa durabilidade.

Se você tem uma esquadria de madeira é preciso fazer tratamento e impermeabilização para evitar que ressequem. Para os modelos em metal fique atento a limpeza, pintura e lubrificação para que tudo funcione bem.

2 – Manutenção Residencial Hidrossanitária

As instalações hidrossanitárias são feitas para uma duração média de 10 a 15 anos. Durante esse período, você deve fazer manutenções anuais com o objetivo de descobrir qualquer problema e corrigir imediatamente. Assim, você evita entupimentos, vazamentos e outros problemas que dão muita dor de cabeça.

3 – Instalações Elétricas

A parte elétrica após instalada, também dura bastante. Neste caso, a manutenção periódica é essencial para garantir a segurança de toda a sua família.

Para saber se é a hora de chamar um especialista, fique de olho se as lâmpadas estão piscando, se os utensílios têm queimado com frequência ou se a sua conta aumentou de repente. Esses são sinais de que você precisa investigar as instalações e arrumar o quanto antes.

https://tapajosengenharia.com.br.br/blog_tapajos/cuidados-instalacoes-eletricas/

4 – Elimine o mofo

O mofo aparece por infiltrações ou qualquer umidade presente no cômodo. Fique de olho nos armários, guarda-roupas e outros móveis que estão posicionados  nas paredes onde as instalações hidráulicas passam. Esses móveis maiores acabam dificultando a identificação do problema.

O mofo causa muitos problemas como odor e doenças respiratórias e para combatê-lo é bem simples: basta permitir uma boa entrada de luz solar e aplicar uma mistura de vinagre e bicarbonato diretamente no bolor.

5 – Piso

Para manter o piso em bom estado, primeiro consulte as orientações do fabricante para não usar nenhum produto que pode estragar o piso.

Se o seu piso é de madeira, fique de olho nos encontros entre as peças para evitar que a sujeira ou umidade entre, e evite ao máximo deixar a umidade acumulada para ele não inchar.

No caso do porcelanato, tudo é mais tranquilo, mas tenha cuidado com produtos de limpeza que contenham partículas abrasivas para não arranhar.

https://tapajosengenharia.com.br.br/blog_tapajos/como-limpar-porcelanato/

E aí, gostou dessas dicas? Já tinha se atentado a essas manutenções?

Veja também: Dicas pra cuidar bem do encanamento

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL