Blog

5 dicas para proteção de dados online

Proteção de Dados: 5 dicas para proteger sua privacidade online

Com as recentes divulgações de vazamento de informações pessoais, a proteção de dados e a privacidade devem ser levados mais a sério.

Os mega vazamentos de dados estão cada vez mais comuns. Com isso as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a segurança e se protegendo, visando garantir a privacidade online e não ter suas fotos, vídeos e outros dados roubados.

Mesmo sendo comum fazer login utilizando os dados das redes sociais e salvar dados de cartão e senhas, podem ser um risco muito grande à sua segurança digital. Pensando nisso, separamos 5 dicas para você colocar em prática já e proteger seus dados desses vazamentos enormes.

Não interaja com e-mails não solicitados

O phising é um dos golpes mais comuns para os hackers terem acesso às suas informações. E está cada dia mais difícil conseguir identificar essas tentativas com facilidade.

Portanto, se você receber uma mensagem inesperada do seu banco ou de outro site que tem conta sem solicitação e essa mensagem incluir um link, não clique. Vá direto a plataforma e verifique se existe realmente alguma solicitação.

Jamais compartilhe suas senhas

Nenhum banco ou rede social pede sua senha fora do site oficial ou canais de atendimento 100% exclusivos. Nunca informe suas senhas de cartão de crédito ou banco por telefone, e-mail ou sms. 

No caso das redes sociais, só digite a senha no campo senha dentro do aplicativo ou site oficial e nos bancos somente nos aplicativos ou terminais de autoatendimento.

Além disso, evite usar a mesma senha em diversos sites e aplicativos. Caso você seja vítima de algum vazamento, não será possível acessar todas as suas redes.

Ajuste a privacidade das redes sociais para a proteção de dados

As redes sociais revelam detalhes da sua rotina que podem ser utilizadas por pessoas mal intencionadas. Por isso, restrinja a privacidade das suas publicações e evite publicar fotos ou vídeos que exponham informações sensíveis.

Não faça login com perfis das redes sociais

Ficou muito fácil se cadastrar em diversos sites utilizando o login de perfis das redes sociais. Embora você ganhe bastante tempo, esse tipo de login não é seguro, já que concede ao site o acesso às informações pessoais na conta de email ou rede social.

Lembre-se de ativar a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é uma excelente aliada para impedir a ação de invasores. Como ela exige que você confirme uma série de códigos para poder acessar, mesmo que alguém tenha a sua senha, é preciso ter outro método para autenticar a entrada.

Você também está preocupado com a sua privacidade online? Que tal colocar essas dicas em prática?

Veja também: dicas para fazer compras na internet com segurança 

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL