Blog

As etapas do financiamento imobiliário

Financiamento imobiliário: etapas para aquisição | Reprodução: Bigstock

Financiamento imobiliário: etapas para aquisição | Reprodução: Bigstock

Separamos todas as etapas e documentos necessários para obter o financiamento imobiliário.

 

A maioria das pessoas não tem condições para comprar um imóvel à vista, e o financiamento imobiliário é uma das melhores alternativas para realizar o sonho de adquirir um imóvel próprio. E é bom lembrar que o financiamento envolve uma série de trâmites burocráticos.

Pensando nisso, separamos todas as etapas e algumas dicas pra você se organizar e facilitar o acesso ao financiamento imobiliário.

 

Simulação

O primeiro passo é simular a compra, neste momento você descobre se tem ou não os recursos necessários. Embora esta etapa não seja obrigatória, a simulação te ajuda a definir seus objetivos e podem ser feitas diretamente pelo site das instituições financeiras e não é necessário o envio de documentos neste momento.

 

Escolha do imóvel

Agora que você sabe qual é sua realidade, é hora de escolher o imóvel que cabe no seu orçamento e as possibilidade de pagamento. Procure um imóvel que te complete e leve em conta a sua saúde no momento da escolha.

 

Proposta de financiamento imobiliário

Agora que você escolheu seu imóvel, é hora de submeter a proposta do financiamento. O preenchimento da proposta pode ser online e não é preciso apresentar documentos. Apenas informar os dados básicos.

Nesta etapa você deve passar os números do seus documentos pessoais como: RG, CPF, dados profissionais, renda mensal, profissão e as informações do imóvel.

 

Análise de crédito

Agora é o momento que você terá que confirmar a documentação fornecida na proposta de financiamento através da apresentação dos documentos de identificação pessoal. Isso inclui certidão de casamento, comprovante de renda, comprovante de residência e certidões negativas de débitos.

Se você quer utilizar os recursos do FGTS, você precisa apresentar também os extratos originais atualizados das contas vinculadas emitidos em uma agência da Caixa Econômica Federal, devidamente carimbados, datados e assinados.

 

Avaliação do imóvel e vendedor

Deu tudo certo com a instituição financeira? Então é hora de avaliar a outro lado da negociação. O vendedor deve apresentar os documentos de identificação pessoal e certidões de débitos dele e do cônjuge.

Sobre o imóvel, vai ser necessário apresentar a matrícula, que é o documento mais importante, ele descreve todo o histórico da propriedade e atesta se o vendedor está legalmente habilitado para fazer essa negociação. Também é necessário obter a certidão negativa do imóvel, assim como a negativa do IPTU.

 

Vistoria técnica

A vistoria vai avaliar todos os aspectos e as condições do local. Esse procedimento é feito por um engenheiro credenciado, mediante a comprovação do pagamento da taxa referente ao serviço. Se todos os aspectos do imóvel estiverem certos, o vistoriador dará o aval para a negociação. Atestando que o preço do imóvel é compatível com o valor de mercado e que ele preenche todas as condições necessárias para ser objeto de financiamento.

 

Contrato

Agora com tudo aprovado, é a hora de providenciar o seguro habitacional obrigatório e uma data será agendada para a assinatura do contrato. Todas as partes envolvidas devem portar um documento oficial com foto para identificação.

No caso do financiamento imobiliário, a escritura não é lavrada, tendo em vista que o imóvel pertence à instituição financeira até a quitação.

 

Prontinho, você está por dentro de tudo relacionado ao financiamento imobiliário. Agora é a hora de ir e conquistar seu sonho com um pouco mais de tranquilidade. Aproveita pra dar uma olhada em como juntar dinheiro para adquirir seu imóvel.

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL