Blog

Finanças pessoais: Como controlar?

Como controlas as finanças pessoais? | Reprodução Google

Como controlas as finanças pessoais? | Reprodução Google

Controlar suas finanças é o primeiro passo para organizar sua vida financeira, economizar e realizar seus sonhos. Hoje vamos te passar algumas dicas para você se equilibrar de vez.

Fazer o controle das finanças pessoais é algo inevitável para quem quer equilibrar as despesas e as receitas. Só assim, você consegue planejar o futuro e realizar seus sonhos. A partir do momento em que você controla seu dinheiro e sabe exatamente para onde ele está indo, você começa a planejar suas finanças e gasta somente o que pode. Então, anote essas dicas e mantenha esse hábito no dia a dia.

 

Tenha uma planilha financeira

Uma planilha financeira é uma ferramenta extremamente útil para controlar suas finanças. Você pode criar do zero ou baixar diretamente da internet. Fazer você mesmo te dá a oportunidade de personalizar as categorias, gastos e receitas de acordo com a sua realidade. Já fazer o download de uma planilha pronta, facilita o acesso a quem não conhece as ferramentas, além de ser mais prático e rápido.

 

Anote seus gastos diários

Agora que você tem uma planilha, anote todos os gastos diários. Você precisa registrar até as menores coisas como: lanches, doces, revistas, passagens de ônibus, TUDO. Pode ser que algo de valor muito baixo, que está saindo do seu bolso todos os dias e compromete seu orçamento no fim do mês. Depois de anotar tudo, você consegue identificar onde está gastando seu dinheiro e onde é possível economizar.

 

Use gerenciadores financeiros

Não tem a mínima paciência para anotar os gastos? Então busque um gerenciador financeiro agora. Existem excelentes aplicativos que fazem esse serviço para você, alguns se integram ao seu banco e aos seus cartões de crédito, desta forma, você acessa seus gastos de qualquer lugar e os dados são atualizados automaticamente.

 

Quite suas dividas

O primeiro passo é quitar as suas dívidas. Elas, sem dúvida, devem ser sua prioridade. Só assim é possível equilibrar as finanças, e no futuro, economizar para realizar seus sonhos. Liste todas as suas dívidas e os juros, e comece quitando as mais caras.

 

Invista em um fundo de emergências

Você precisa estar preparado para qualquer imprevisto. Ter um fundo de emergências é primordial, assim, quando algum imprevisto surgir, você está preparado e não se aperta novamente. Lembre-se que esses imprevistos sempre acontecem, podem surgir na forma de um carro quebrado, uma doença inesperada ou problemas com seu emprego. Depois de quitar suas dívidas, separe 15% da sua renda mensal e aplique em fundos com rendimentos melhores e que permitem a retirada a qualquer momento. E se controle para só usar em emergências reais.

 

Comece a planejar

Colocou tudo em prática? A partir de agora você está mais tranquilo. É o momento de colocar todos os seus planos a longo prazo no papel e definir quais metas a curto e médio prazo precisam ser cumpridas para a realização dos seus sonhos. Pode ser uma casa própria, um carro, uma viagem para outro continente, não importa. Você precisa ser objetivo neste momento.

A partir daí, priorize suas despesas essenciais como: eletricidade, gás, água, condomínio, e aluguel e separe um valor mensal para lazer tomando cuidado para cumprir todas as metas.

 

Controlar as finanças é uma questão de hábito. Com o tempo você vai pegando a prática e isso se torna parte do seu dia a dia, e o melhor de tudo é que suas finanças estarão equilibradas.

Agora que você está por dentro de tudo, que tal conferir 5 dicas para financiar um imóvel?

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL