
Escolher a bancada certa é uma das principais decisões a serem tomadas durante a reforma. Separamos algumas dicas que vão te auxiliar nesse momento.
A escolha dos materiais para as bancadas da cozinha e do banheiro não é fácil, o mercado oferece inúmeras alternativas. E isso, dificulta um pouco a tomada de decisões para quem deseja construir ou reformar. Pensando nisso, juntamos algumas dicas para te ajudar a escolher o material perfeito para deixar seu lar do seu jeito.
Pesquise referências na internet
Antes de tudo, pense na aparência da sua bancada e seu melhor amigo nesse momento é o Pinterest. Procure referências e tenha em mente o que você quer na sua cozinha e banheiro, desta forma fica muito mais fácil filtrar o material e o estilo do seu lar.
Defina as cores e as texturas
Agora que você já sabe o que quer, é hora de compor o ambiente. Defina qual tom da pedra fica mais harmonioso, se são os mais claros ou os mais escuros. Em seguida, escolha a textura da bancada. Neste momento, deve-se definir se o material é mais homogêneo ou pigmentado, se tem rajadas ou veios e se são polidos, naturais ou brutos.
Escolha o material das bancadas
Este é o momento que gera mais dúvidas, se você gosta de bancadas com veios, rajadas ou pigmentadas, os materiais naturais vão te atender muito bem, além de ser as opções mais baratas. Se você prefere bancadas lisas e homogêneas, talvez o melhor é seguir para os materiais industrializados.
Mármore

O mármore é uma pedra natural composta de calcário. Tem muitas tonalidades e texturas, além de ser um dos materiais mais desejados pela sua grande beleza natural. O mármore é considerado um material mais frágil devido a sua porosidade, é indicado para elementos decorativos, pias, bancadas e mesas de trabalho. Geralmente não é indicado para cozinha devido a sua alta porosidade, mas sua aparência nobre acaba tendo espaço nesses ambientes.
Granito

O granito também é uma pedra natural de origem do magma, é um material mais resistente e com um custo menor. O granito não é homogêneo e é o mais utilizado nas bancadas de cozinha, lareira e lavanderias devido à sua resistência. Uma de suas desvantagens é a pouca variação de cor e texturas.
Quartzo

O quartzo é um material industrial que mistura acrílico e minérios. É um material muito mais resistente do que as pedras naturais e possui uma grande variedade de cores e texturas. O quartzo só não é resistente a altas temperaturas. É indicado para todos os tipos de bancadas. Seu custo é mais alto porém menor do que outros materiais sintéticos.
Corian

O corian não é muito popular no Brasil mas é um material muito utilizado em bancadas. É feito de quartzo e resinas, e é muito resistente. É um material de custo alto mas possui porosidade zero além de proteção antibacteriana. Também não pode ser exposto a altas temperaturas.
Porcelanato

O porcelanato está muito em alta para as bancadas. É um material que alinha um excelente custo-benefício, com uma variedade enorme de tons e texturas, uma boa resistencia e baixa porosidade. Sua única desvantagem são as emendas que acabam acontecendo devido ao formato das peças, além de exigir uma mão de obra muito especializada, por ser novidade.
As bancadas são um charme a parte no seu projeto. Elas são elegantes e deixam os ambientes mais aconchegantes e imponentes. E com essas dicas ficou fácil escolher qual material se adequa melhor às suas necessidades. O ideal é sempre aliar beleza, funcionalidade, resistência e um bom custo-benefício.
Confira agora, algumas dicas para decorar sua lavanderia.