Blog

Como escolher uma cortina para a sala

Cortina: como escolher a ideal para a sala | Reprodução: Google

Cortina: como escolher a ideal para a sala | Reprodução: Google

Existem inúmeras opções de modelos e preços, e escolher uma cortina vai muito além de combinar com a decoração.

 

A cortina é uma das peças fundamentais na sala. Além de garantir beleza ao ambiente, elas podem oferecer conforto térmico e visual. Quando bem escolhida, é possível controlar a temperatura, a claridade e proporcionar mais conforto ao seu lar. Além disso, é um importante elemento para garantir a sua privacidade. No mercado existem tantas opções que escolher a cortina ideal não é uma tarefa fácil.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você escolha qual opção mais se encaixa nas suas necessidades.

 

Pense no tecido

O mercado oferece uma infinidade de materiais. Dependendo do tipo de tecido, pode acabar deixar entrar mais ou menos luminosidade. As últimas tendências têm optado por cortinas de tecido voil, que são mais leves e fluídas, e que também permitem mais luminosidade no ambiente. Para uma sala de TV, não é a opção ideal.

Os tecidos blackout são opacos e eliminam completamente a luminosidade e também ajudam a reter o calor. Além disso, essa é a escolha perfeita para quem quer proteger os móveis da incidência de luz solar.

 

Escolha a cor da cortina

A função da cortina não é apenas decorativa, mas é fundamental que ela componha a decoração da sua sala. Sendo assim, a cor é um dos pontos mais importantes para garantir a parte estética. A dica para não errar, é que a cor da cortina combine com o ambiente, de preferência, em um tom mais neutro. Cortinas brancas ou cinzas claras acabam sendo apostas que combinam com tudo. Se você acaba se cansando rápido da decoração, não aposte em cores fortes.

 

Escolha o estilo

O estilo escolhido para o seu ambiente também interfere na sua escolha. Os revestimentos, móveis e outros componentes fundamentais no momento da escolha da cortina. Se o seu ambiente é mais moderno ou minimalista, é possível apostar em tecidos mais leves e claros e se sua decoração for mais rústica, você pode até escolher entre tons terrosos e tecidos mais pesados. Lembre-se de só escolher a cortina quando todos os móveis estiverem em seu devido lugar.

Se você for escolher persiana, evite os modelos de plástico ou alumínio. Elas passam um aspecto de escritório. Opte por persianas de tecido, geralmente elas funcionam melhor.

 

Acerte no tamanho

O tamanho da cortina é uma parte importante no momento da escolha. A cortina precisa estar de acordo com a altura e a largura da janela. Ela não pode ter o tamanho exato da janela, caso isso aconteça, a luminosidade pode acabar passando.

O ideal é a que a cortina se estenda até o chão e que cubra com alguns centímetros a mais a largura da janela. Se possível, aposte em uma folga de 10 ou 20 centímetros de cada lado.

 

Prontinho! Agora você está mais tranquilo para escolher o acessório ideal para o seu ambiente. Agora é hora de ver algumas dicas de como deixar sua sala sofisticada.

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL