Blog

Como fazer um cronograma de obra

Cronograma de obra: como fazer? | Reprodução: Google

Cronograma de obra: como fazer? | Reprodução: Google

Tá afim de fazer umas mudanças no seu apartamento antes de se mudar? Veja só como elaborar um cronograma de obra e planejar toda a sua reforma.

 

Que construir, reformar ou decorar dá trabalho você já sabe. Dependendo do tamanho da obra, são necessários muitos prestadores de serviço, produtos e gastos extras. Se você quer ter a casa dos sonhos é preciso montar um cronograma para acompanhar todo o processo.

Com esse cronograma é possível se planejar e acompanhar o andamento do serviço e as despesas, evitando muitos problemas que podem comprometer a estrutura do imóvel, desperdício de materiais e atrasos recorrentes.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você criar seu cronograma de obra e acompanhar de perto todas as etapas. Confira:

 

Tenha um projeto

O ponto crucial para o inicio e qualquer obra é definir o projeto. Nunca inicie sem a definição de tudo que será feito. Reformar sem projeto pode acarretar em atrasos, custos muito mais altos e problemas durante a execução.

 

Faça uma lista das atividades

Defina todas as etapas que serão necessárias para concluir a sua reforma. Isso inclui: mão de obra, insumos, serviços elétricos, serviços hidráulicos, material e despesas extras.

É neste momento que você terá uma dimensão do material e qual será a mão de obra utilizada durante todo o processo. A partir dessa lista você pode segmentar os custos e facilitar a execução.

 

Faça uma sequência com todas as etapas da obra

Agora você já listou tudo que será necessário para a obra. Estabeleça todas as etapas em ordem cronológica e inclua os custos previstos.

Pense nos revestimentos, esquadrias, pintura, instalações e acabamentos. E veja também, quais podem ser executadas ao mesmo tempo. Por exemplo: se houver retirada ou construção de paredes, execute as instalações elétricas e hidráulicas ao mesmo tempo.

 

Estime um prazo no cronograma de obra

A duração da obra causa muita preocupação e os atrasos impactam negativamente nos gastos com mão de obra, o que deixa o serviço mais caro.  Por isso, um aspecto fundamental do cronograma de obra é a previsão de prazos reais para a execução cada atividade.

 

Execute e fiscalize o planejado

Cada obra tem suas particularidades mas o ideal é executar as atividades conforme o planejado, quanto menos o cronograma for alterado, melhor será o andamento da obra. O grande foco é fazer economia de tempo e dinheiro.

 

Prontinho! Agora é só você montar seu cronograma e colocar sua obra em prática. Gostou? Confira agora como diminuir os riscos na obra.

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL