Blog

Cuidados antes de solicitar um financiamento imobiliário

Financiamento imobiliário: cuidados antes de solicitar | Reprodução: Google

Financiamento imobiliário: cuidados antes de solicitar | Reprodução: Google

O financiamento imobiliário é uma das formas mais utilizadas para realizar o sonho de ter um lar. Separamos alguns pontos para você prestar atenção antes de solicitar o seu.

 

Um lar é o sonho de muitas pessoas. E disponibilizar de uma quantia para o pagamento à vista é algo muito complicado. Por este motivo, boa parte das pessoas acaba recorrendo ao financiamento habitacional. As maiores instituições bancárias oferecem alguma linha de crédito para adquirir um imóvel e para decidir qual linha de crédito escolher, é necessário ter muito planejamento e pesquisa. Pensando nisso, separamos alguns pontos para você ter muita atenção neste momento.

 

Saiba sua atual situação

O mais importante antes de adquirir um lar é o planejamento. O financiamento pode comprometer sua renda por muitos anos, você deve pensar nisso antes de assumir este compromisso. Além disso, confira sua situação cadastral e suas pendências no Serasa ou no SPC. Eles são importantíssimos para que o crédito não seja negado.

 

Informe-se sobre as linhas de crédito para financiamento imobiliário

Os grandes bancos oferecem linhas de crédito para o financiamento habitacional, informe-se sobre as taxas e valores de todos os bancos. Em seguida, escolha a que melhor de adapta às suas condições financeiras.

 

Planeje-se para o futuro

Como as parcelas do financiamento são altas, é importante saber se você tem condições para pagar as contas futuras. Além do orçamento atual, faça uma previsão de gastos para confirmar se as parcelas caberão na sua renda. Além disso, existem os gastos que virão com o imóvel como energia, gás e o custo da região.

O ideal é nunca comprometer mais de 25% da sua renda familiar e tenha sempre uma reserva para futuras eventualidades como desemprego e doenças. Só assim decida pelo financiamento imobiliário.

 

Escolha muito bem a entrada e o prazo

Você tem que escolher o menor prazo para o financiamento, desta forma, os juros embutidos são menores. Os financiamentos realizados direto com as construtoras podem variar de 70 a 100 meses para pagar. É importantíssimo possuir rendimento compatível ao longo de todo o financiamento.

E quanto maior for o valor de entrada, os juros das prestações e do saldo devedor também serão menores. Se for o caso, aproveite para usar seu FGTS neste momento.

 

Preste muita atenção ao contrato

Antes de fechar o negócio, entenda todos os termos do contrato. Peça uma cópia do documento, leve para casa e leia com muito cuidado. É um passo muito importante na sua vida e nenhuma decisão pode ser tomada por impulso.

 

Viu só? Essa grande decisão requer um planejamento e o sucesso da realização do seu sonho vai  vir acompanhada de um sentimento de satisfação e emoção para toda a vida.

Conheça agora todas as etapas do financiamento imobiliário

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL