Blog

Dicas práticas para se livrar das dívidas

Dívidas: como se livrar delas

Separamos algumas dicas práticas para você conseguir se livrar das dívidas e acabar com a dor de cabeça.

Uma grande parte dos brasileiros atualmente estão endividados, o baixo orçamento e a dificuldade de se manter nele, faz com que as pessoas acessem créditos com altas taxas de juros e isso se torna uma bola de neve.

A partir do momento em que nos encontramos nesta situação, fica cada vez mais complicado pagar todos os empréstimos e começar a poupar para tirar os projetos do papel.

Se você está endividado agora, saiba que se livrar das dívidas não é algo impossível. Para isso, separamos algumas dicas práticas para você gerenciar seu orçamento neste momento e deixar a conta bancária no azul.

Faça um balanço de todas as suas dívidas

O primeiro passo para sair das dívidas é registrar tudo que está acontecendo com as suas finanças. Anote os valores em empréstimos, cartões de crédito, cheque especial e outros. Só assim é possível entrar em contato com as instituições financeiras, negociar as dívidas e equacionar todos os valores de acordo com as suas receitas.

Lembre-se que cada modalidade de crédito tem seu próprio contrato e suas particularidades. Neste momento, você deve entender essas diferenças e escolher de forma inteligente qual deve ser paga primeiro.

Empréstimos bancários

Boa parte das pessoas recorre aos empréstimos bancários em momentos de crise e extrema necessidade. Geralmente as taxas de juros são relativamente baixas, mas o atraso no pagamento pode dificultar bastante sua saúde financeira.

Para acabar de vez com os empréstimos bancários, primeiramente coloque todas as parcelas em dia ou entre em contato com seu gerente financeiro a fim de negociar o valor em aberto para pagar com algum desconto.

Cheque Especial

O crédito pré-aprovado na conta corrente é uma armadilha financeira. Por ter o acesso muito facilitado, os juros são altíssimos, diários e calculados de forma composta, chegando a 150% ao ano.

Para sair dessa dívida, pague todo o valor em aberto do cheque especial e tente não usar mais esse recurso. Se for necessário acessar algum empréstimo, faça com um que tenha taxas de juros menores.

Dívidas no Cartão de Crédito

O cartão, quando usado com sabedoria pode ser um grande facilitador, mas para isso, é preciso ter muito controle financeiro. Muita gente considera o cartão de crédito como uma extensão do seu dinheiro. Pode não parecer, mas a taxa de juros dessa modalidade é a segunda maior do mercado.

Para quitar essa dívida, entre em contato com a instituição financeira, negocie de preferência com parcelas pequenas para que você não tenha que usar o cartão enquanto paga. Depois de quitar, avalie os juros e a anuidade para verificar se vale a pena continuar com o cartão ou optar por outro banco.

Escolhendo qual dívida quitar

Depois que você sabe como funciona cada modalidade, escolha quitar as dívidas com juros mais altos primeiro. Tendo em mente todos os seus ganhos e gastos para acomodar esse pagamento nas suas contas mensais.

Quitou as dívidas? Comece a poupar

Depois de muita organização e com todas as dívidas quitadas, o primeiro passo é poupar para uma reserva de emergência. Só assim você não vai precisar recorrer aos empréstimos em um momento de urgência.

https://tapajosengenharia.com.br.br/blog_tapajos/por-que-ter-uma-reserva-de-emergencia/

Gostou dessas dicas? Então comece a colocar em prática agora. Seu bolso e sua cabeça agradecem.

Veja também: Coloque em ordem sua vida financeira

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL