Blog

Como fazer uma faxina financeira e organizar seu orçamento

Faxina Financeira: Como organizar seu orçamento

Seu orçamento, assim como a sua casa também pode passar por uma faxina financeira. Veja só:

Seu orçamento pode e deve passar por uma boa faxina, do mesmo jeito que fazemos em casa. E lembre-se, não é preciso confundir educação financeira com faxina financeira.

Existem várias situações, gastos e contas que devemos fazer uma avaliação e realmente limpar tudo, ao final, quando você ver os resultados aparecerem, a sensação vai ser muito boa. 

Pegue seus itens de limpeza e vamos lá:

https://tapajosengenharia.com.br.br/blog_tapajos/5-erros-guardar-dinheiro/

 

Comece a faxina financeira por todos os seus extratos

É indispensável que você esteja a par de tudo que acontece com seu dinheiro. Para isso é necessário:

  • Tirar o extrato de suas contas bancárias nos últimos 6 meses;
  • Veja todas as faturas dos seus cartões de crédito neste mesmo período;
  • Anote todos os seus gastos por 30 dias;
  • Se tiver cheques, pegue todos os canhotos do semestre.

Com isso em mãos, podemos seguir para o próximo passo.

Classifique seus gastos

Agora com todas as informações sobre o seu dinheiro no período, é hora de classificar para onde seu dinheiro está indo e passar a otimizar tudo. Pra fazer a faxina vamos defini-los em: pesados, médios e leves. A seguir vamos te passar como otimizar cada um deles.

Gastos pesados

Os gastos pesados geralmente são aqueles não planejados, e que levam boa parte do nosso orçamento e também é onde mais podemos enxugar. São eles: compras por impulso, gastos com o cartão de crédito, juros de contas vencidas e utilização do cheque especial.

Para acabar com eles, é preciso ter bastante atenção e foco. Centralize suas compras em um único cartão de crédito, coloque na agenda o vencimento de todas as suas contas e evite ao máximo o cheque especial.

Gastos Médios

Já nos gastos médios estão localizadas nossas contas fixas, que pesam bastante no orçamento e muita gente não vê onde é possível enxugar como: plano de saúde, aluguel, plano de internet, condomínio, tarifas bancárias e etc.

Para melhorar seu orçamento nessa categoria é preciso negociar. De verdade. Entre em contato com seu gerente bancário, com sua operadora de internet e veja também quais serviços não são essenciais para cancelar. Seu bolso e sua qualidade de vida agradecem.

 

Gastos leves

Os gastos leves se caracterizam por aqueles que você acredita que não atrapalham, mas comprometem bastante seu orçamento. Bons exemplos são: gastos com supermercado, salão de beleza, consumo de água e energia, roupas, sapatos e até gasolina.

E engana-se quem acha que é necessário se privar de tudo para economizar uma boa grana. Apenas reduzir a quantidade de vezes que pede delivery ou vai no salão fazem uma boa diferença. Tente aproveitar ao máximo seu guarda roupas e se for necessário venda ou até mesmo doe as peças velhas.

 

Comece sua faxina agora mesmo, você vai ver que depois disso manter o controle financeiro vai ser muito mais fácil. Veja também: Dicas de ouro para seu controle financeiro

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL