Blog

Você está pronto para sair da casa dos seus pais?

Sair da casa dos seus pais: você está pronto?

 

Sair da casa dos seus pais e ter um lugar para chamar de seu é o sonho de muitos jovens. Porém, não devemos nos precipitar. É preciso planejamento para comprar um imóvel, mas isso não é tão difícil quanto parece.

Todos nós buscamos nossa independência, um bom emprego e, claro, um apartamento próprio. O primeiro passo para isso é sair da casa dos pais. De toda forma, você não deve se precipitar, essa é uma decisão muito séria e precisa ser tomada com bastante cautela e planejamento.

Se você está afim de morar sozinho a partir de agora, leia esse artigo e monte o seu próprio passo a passo.

Qual a hora certa de deixar a casa dos pais?

Deixar o conforto da casa dos pais é um grande passo na vida de todos. Muitos de nós ficam com medo de não conseguir bancar as próprias contas, pagar as compras e os imprevistos domésticos.

Ficar inseguro nesse momento é normal, afinal é uma nova situação para se acostumar. Por isso, a primeira coisa é fazer uma sincera análise da sua vida financeira e emocional.

Faça um teste para ver se já está pronto para sair da casa dos seus pais

Além de pagar as próprias contas, morar sozinho significa encarar uma rotina de afazeres. E para saber se está pronto para encarar essa rotina, é importante que você treine.

Selecione um período de tempo, por exemplo: os próximos três meses. Não precisa sair da casa dos seus pais ainda, passe a lavar a própria roupa, pagar algumas contas sem perder os prazos e outras obrigações comuns no dia a dia de uma casa.

Dessa maneira, você já está se preparando para sair da casa dos pais e entende como será um pouco da sua nova vida.

Lembre-se de poupar

Enquanto você se prepara emocionalmente e na prática para sair da casa dos seus pais, poupe seu dinheiro como puder.

Faça uma simulação de quanto gastará por mês com as compras de supermercado, contas de água, energia, condomínio e veja o quanto terá para pagar a parcela do financiamento do seu imóvel.

Lembre-se que quanto maior a entrada que conseguir pagar, menor será sua parcela e o período do seu empréstimo.

Colocou todos os gastos no papel e se assustou? Bem, talvez você deva adiar um pouco o sonho de se mudar e economizar um pouco mais desfrutando do conforto da casa da família. Enquanto isso, nada de desistir. Se organize para poupar cada vez mais.

Como comprar meu primeiro apartamento?

Se você está pronto para sair da casa dos seus pais, agora é hora de se preparar para comprar o seu primeiro imóvel. Adquirir um imóvel próprio é muito menos complicado do que parece. E você não precisa ficar no aluguel.

Deixar a casa dos seus pais para morar sozinho em seu próprio apartamento é investir seu dinheiro para ter mais tranquilidade financeira.

Para isso, preparamos um post especial com dicas para financiar um apartamento.

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL