Blog

Setembro Amarelo: Como ajudar na prevenção e fortalecer a campanha.

Setembro Amarelo: como ajudar a campanha | Reprodução: Google

Setembro Amarelo: como ajudar a campanha | Reprodução: Google

O mês de setembro está chegando ao fim mas a campanha Setembro Amarelo deve continuar. Separamos então algumas dicas para você contribuir ativamente para a prevenção de suicídios.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. A prevenção é fundamental para reverter essa situação, além de prover ajuda e atenção adequadas.

A saúde mental é algo fundamental para a qualidade de vida do ser humano. É importante frisar que 90% dos casos de suicídio estão associados a questões de saúde mental. Mas a estigmatização desses problemas afasta as pessoas da busca por ajuda profissional e familiar.

Por isso, unimos várias dicas abaixo pra você contribuir com a Campanha do Setembro amarelo o ano todo.

 

Não tenha medo de falar

A informação e a troca de experiências é essencial para a prevenção. Falar sobre suicídio não agrava ou estimula a situação. Uma conversa com responsabilidade sobre o tema pode ajudar as pessoas a buscar a a ajuda adequada.

 

Fique por dentro dos fatores de risco

Fique de olho se alguém apresentar:

  • Transtornos mentais e de humor (depressão, bipolaridade, esquizofrenia, síndrome do pânico, etc);
  • Abuso de álcool ou drogas;
  • Acúmulo de vícios;
  • Crises familiares, de relacionamento, financeiras e profissionais.

 

Fique de olho em alguns sinais

Preste atenção em frases como “eu sou um perdedor”, “eu sou um peso para os outros”, “todos serão mais felizes sem mim”, “queria sumir e não voltar mais”, entre outras. Observe também, se a pessoa tem um desleixo repentino com a saúde, higiene pessoal e aparência, ou se passou a se isolar. Além disso, veja se houve alguma mudança abrupta de comportamento e se existem alterações constantes de humor. Todos esses sinais podem indicar que a pessoa necessita de atenção.

 

Valorize a Campanha Setembro Amarelo

O mês de setembro é dedicado à prevenção e a construção de medidas saudáveis e responsáveis para prevenção ao suicídio.

A intenção da Campanha é revelar que cada um pode contribuir para evitar que novas pessoas cometam suicídio. E com cada vez mais informação, a conscientização da população é cada vez maior e consequentemente o número de casos pode diminuir. Informação é tudo.

 

Mas como ajudar?

Se você identificou os sinais, com certeza se perguntou como é possível ajudar. E não se preocupe, é comum não saber o que fazer ou o que dizer.

O primeiro passo sugerido pelos especialistas é estar disposto a ouvir, com atenção, sem julgamentos e permitir que a pessoa fale tudo sobre o que está sentindo. Mantenha-se perto, atento e tente mostrar para a pessoa que pensa em suicídio, que existe alguém que se importa com ela. Pode ter certeza, essa atitude tem um efeito transformador.

O CVV – Centro de Valorização a Vida, também faz um excelente trabalho de prevenção, oferecendo um serviço e ambiente adequado para conversar de forma anônima, sigilosa e sem críticas.

O segundo passo, importantíssimo para a prevenção, é convencer a pessoa a procurar um tratamento psicológico e psiquiátrico adequado. Apenas um especialista conseguirá identificar o quadro, ouvir da maneira ideal e oferecer um tratamento eficaz, capaz de mudar a vida do paciente.

 

Contribua e ajude a fortalecer a Campanha Setembro Amarelo, cada um de nós é capaz de auxiliar na prevenção do suicídio e preservar a vida e a saúde emocional com atos bem simples: ouvir e cuidar. É importante lembrar que a prevenção ao suicídio deve acontecer durante o ano todo.

 

E se você precisa de ajuda, procure profissionais e o CVV para contar o que está te incomodando e tentar diminuir sua dor.

 

Veja também: 5 dicas para aproveitar melhor o seu tempo.

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL