Blog

5 sinais de que você é viciado em compras

Compras: sinais de que você é viciado em compras | Reprodução: Google

Compras: sinais de que você é viciado em compras | Reprodução: Google

Você já gastou mais do que deveria? Compra por impulso? Separamos 5 dicas para te mostrar se você é viciado em compras.

 

Às vezes você se empolga e acaba comprando muito mais itens do que deveria? Isso é normal, já que as vezes os impulsos e desejos acabam sendo mais forte do que a gente. Mas quando isso vira algo muito recorrente, é hora de prestar atenção.

 

O vício  acontece quando a pessoa fica obcecada por adquirir objetos e possui um prazer momentâneo no ato de comprar. Logo em seguida ela se sente culpada por isso. Pensando nisso, separamos 5 sinais para você prestar atenção e descobrir se é viciado em compras.

 

1 – Você passa muito tempo pensando em comprar

Se você tem uma preocupação excessiva em relação ao consumo como “O que devo comprar?” e “Onde devo comprar” são questionamentos muito frequentes em quem é viciado em compras.

 

Se você passa a refletir e divagar muito sobre esse assunto, isso acaba trazendo prejuízos à sua rotina já que vocês param de se concentrar nas atividades do dia a dia.

 

2 – Você usa as compras para aliviar emoções ruins

Quando o consumo se torna uma saída para os problemas do cotidiano. É um grande sinal para começar a prestar atenção. O ato de comprar passa a aliviar o estresse e aumentar a autoestima. É nesse momento que o descontrole toma conta.

 

3 – Perda de controle

Um outro sinal é a perda de controle, o momento em que você não consegue mais se controlar e não consegue reduzir ou parar de comprar já que acha isso algo gratificante. 

 

4 – Problemas financeiros

Quando você passa a comprar descontroladamente, diversos financeiros começam a surgir e as dívidas se tornam uma bola de neve. Principalmente sendo tão difícil resistir ao impulso de comprar.

 

5 – Esconder suas compras

Todos ao seu redor percebem que você tem comprado muito e a partir daí, você passa a esconder todas as compras que fez ou seus problemas financeiros relacionados às compras. 

 

O vício em comprar é uma doença diagnosticada, chamada oniomania. Se você apresenta esses sinais, procure profissionais para um tratamento adequado, te ajudando a diagnosticar e tomar medidas necessárias e úteis para transformar sua vida.

 

Veja também: Dicas de ouro para o seu controle financeiro

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL