Blog

Search

Como adaptar seu animal de estimação ao novo lar

Um lugar novo e uma nova rotina podem afetar seu animal de estimação. Veja dicas de como fazer essa mudança ser mais tranquila.

 

A mudança de casa para quem tem um animal de estimação deve ter alguns cuidados. As preocupações não estão em apenas como levar seu pet. Existem alterações na rotina, alterações de local e você com certeza fica preocupado com essa adaptação, principalmente com os gatinhos.

 

Aprenda a planejar a mudança com seu pet.

 

  1. Faça-os sentir confiança

No momento da mudança, é importante que o seu animal de estimação sinta confiança no novo lar. Entre junto com ele na nova casa, evite que ele esteja presente durante a movimentação móveis e pessoas estranhas. Faça tudo que estiver ao seu alcance para evitar o estresse. Se for preciso, deixe ele numa creche ou na casa de alguém que ele já conheça.

 

  1. Tente não alterar a rotina e os padrões

O ideal para o seu bichinho é evitar mudanças bruscas no dia a dia. Tente manter alguns hábitos de rotina e características do lar antigo, isso facilita bastante na adaptação.

 

  1. Preste bastante atenção no seu animal

Alguns animais de estimação tem um processo de adaptação mais demorado e sensível. Alguns gatos podem até tentar fugir da nova casa. Algumas características podem indicar a não adaptação, como: falta de apetite, dormir mais do que o normal, lamber as patas em excesso, chorar muito, tremer demais, não brincar ou interagir, não urinar ou defecar e até apresentar vômitos ou diarreias.

 

  1. Truques para gatos

Mostre o ambiente aos poucos, só apresente novos cômodos quando o seu animal de estimação confiar no antigo. Se conseguir, leve o seu bichinho para conhecer a casa alguns dias antes da mudança, passando algumas horas com ele. Isso pode ativer alguns hormônios que dão a sensação de tranquilidade. Leve objetos para o novo ambiente, assim você consegue entretê-lo.

 

  1. Truques para cães

Caso você não consiga ficar em casa por muito tempo, ou trabalhe durante o dia, espalhe objetos pessoais pela casa, os cachorros adoram sentir o cheiro dos seus donos. Isso ajuda a diminuir a ansiedade do seu animal de estimação. Se você está se mudando para um lugar menor, aumente o número de passeios e atividades recreativas para suprir essa ausência de espaço.

 

Pronto, agora é só prestar bastante atenção no seu animal e curtir seu novo lar. E que tal algumas dicas para decorar gastando pouco?

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Veja também