Saiba como decorar sua casa de forma harmônica e confortável.
Você adora um ambiente colorido mas não sabe como combinar e tem medo de errar? Hoje separamos algumas dicas para você equilibrar as cores e deixar os ambientes com a sua cara.
Aprenda a utilizar o círculo cromático.
Usar o círculo cromático é imprescindível para combinar cores do jeito mais fácil. Ele é uma representação simplificada das cores enxergadas pelo olho humano e forma um espectro perfeito. Antes de decidir os tons dos móveis, paredes e decoração, consulte o círculo cromático.
Para criar uma paleta harmoniosa, é só consultar o círculo cromático e utilizar qualquer uma das opções mostradas no gráfico:
As cores complementares estão de lados opostos no círculo. Combinadas produzem um contraste e efeito visual agradável.
As cores análogas aparecem lado a lado no círculo. Quando usadas juntas criam um ambiente harmônico, calmo e sem contraste.
Misture
Faça uma composição entre cores análogas e complementares para deixar seu ambiente ainda mais charmoso. Utilize texturas, padrões e papéis de parede. Assim, você compõe um ambiente com mais tons, sem perder a harmonia. Ao misturar todas essas informações o ambiente tem um aspecto de completo e fica aconchegante.
Aprenda a combinar cores calculadamente
Para misturar as cores, não é necessário pintar paredes, comprar móveis enormes. Os quadros, móveis menores, tapetes, piso e até as plantas, são pontos importantes e estratégicos no momento de combinar cores na decoração.
Avalie o tamanho do espaço
Avalie o tamanho do seu espaço para combinar cores na decoração, evite utilizar tons vibrantes em espaços pequenos, a sensação pode ser de que o espaço é ainda menor. A dica para essas situações é deixar os tons mais fortes para os detalhes.
Abuse dos materiais
É possível criar uma composição de cores incrível através dos materiais. Assim você consegue combinar de várias maneiras utilizando materiais e suas texturas. Por exemplo: usar cimento ou concreto com tons de madeira, cerâmica com plantas, metais e madeira, pedras e metais, entre outros. As opções são infinitas e ficam um charme! Os diferentes materiais trazem mais personalidade para o seu lar.
Objetos também contam
Quando vamos decorar, logo pensamos no piso, armários e cor das paredes, mas esquecemos que tudo ajuda a compor um ambiente. Pense em cortinas, almofadas, quadros, livros e prateleiras. Esses detalhes fazem toda a diferença na hora de combinar cores e, na maioria das vezes, são eles que dão a sua cara para o ambiente.
Agora que você já está por dentro de como usar as cores, que tal deixar tudo ainda melhor gastando pouco? Sim, é possível.