Economizar água é um ato necessário e uma tendência cada vez maior no futuro.
A importância de economizar água já é mais do que conhecida. Com algumas simples adaptações na rotina você contribui com o cuidado ao meio ambiente e diminui suas despesas. Para isso vale a regra do desperdício zero e também ter aliados, capazes de melhorar o aproveitamento da água. Vamos listar algumas dicas para você começar a economizar água a partir de agora.
Reutilize a água liberada pela máquina de lavar
Lavar as roupas é um dos maiores gastos hídricos no ambiente doméstico. Então, coloque um balde na saída de água e reaproveite para lavar calçada, o carro, dar descarga, entre outros. Já existe na internet um kit que te ajuda a recolher e reaproveitar essa água.
Diminua o tempo de banho e feche a torneira ao escovar os dentes
Essas duas dicas já são conhecidas, mas será que você já tem esse hábito? Um banho de 15 minutos gasta aproximadamente 135 litros de água e escovar os dentes por cinco minutos gasta 12 litros de água. Diminuindo os gastos nestes dois itens você consegue consumir 15 e 0,5 litros respectivamente. Olha só a diferença.
Utilize as capacidades máximas
Tanto na máquina de lavar roupa, quanto na lava louças, tente utilizar a capacidade plena. É a melhor forma de aproveitar a água utilizada, não lave de pouquinho em pouquinho, já que elas funcionarão da mesma forma, independente da quantidade.
Cheque todos os vazamentos
Essa é uma das partes mais importantes, tenha em mente que uma torneira pingando pode desperdiçar até 46 litros de água por dia, que são 16 mil por ano. Mantenha todos os encanamentos com a manutenção em dia.
Evite lavar o carro e as áreas externas com mangueira
Você pode usar um balde ao invés de mangueira para lavar o carro, neste caso você gasta 60 litros e não 560 litros. Já para as áreas externas, dê preferencia para as vassouras, elas dão conta do recado sem gastar nem uma gota de água.
Aproveite os produtos próprios para economizar água
No mercado já existem caixas de descarga de baixo consumo, torneiras monocomando que evitam gotejamento, duchas de banho com fluxo reduzido, além dos redutores de vazão, entre outros. As opções são excelentes, com muita qualidade e que conseguem manter o conforto. Dessa maneira você não abre mão da comodidade e ainda economiza água.
Quando for necessário substituir algum desses itens, opte pelos que prezam pela economia, seu bolso e o meio ambiente vão agradecer.
Viu só? Mudando alguns hábitos você consegue diminuir bastante o consumo de água no seu lar. Convença todos a fazer a sua parte, isso só traz benefícios e não atrapalha em nada sua rotina.
Agora, que tal aprender como fazer uma horta no apartamento?