Quer dar uma repaginada no seu banheiro ou lavabo? Veja algumas dicas para acertar na escolha.
Escolher uma cuba envolvem muitos fatores, mas o principal, é o espaço físico disponível e um projeto em mãos. As cubas podem ser encontradas em diversos modelos, formatos e dimensões, além de diferentes tipos de sistema e cores.
Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas pra você ficar mega informado e escolher o modelo perfeito para garantir comodidade e praticidade no seu dia a dia.
Cuba suspensa
A cuba suspensa oferece o uso completo. É fixada direto na parede de alvenaria sem a necessidade de uma bancada. Geralmente, quando escolhemos por essa cuba, é possível utilizar uma coluna de apoio para dar acabamento.
Cuba esculpida
As cubas esculpidas são feitas sob medida para o ambiente. Mesmo que seu banheiro seja muito pequeno, uma cuba esculpida pode ter suas dimensões personalizadas na profundidade e comprimento.
Geralmente, ao usar bancadas esculpidas o ralo da pia fica escondido por uma placa do mesmo material para deixar ainda mais sofisticado.
Cuba embutida
As cubas embutidas são instaladas diretamente na bancada de pedra. É uma excelente alternativa para quem não gosta de elementos altos acima da bancada, e que ainda favorece o espaço livre. Para deixar o acabamento melhor, invista em um gabinete ou perfil também conhecidos como saia, assim a cuba fica escondida.
Cuba de semiencaixe
Se seu banheiro tem espaço reduzido cuba de semiencaixe é uma boa pedida. Com ela, sua bancada não precisa acompanhar o tamanho completo da cuba, podendo ser instalada em ambientes com menos espaço para circulação.
Com essa escolha, a cuba ficará com uma borda acima do lavatório nas laterais e no fundo. E, para usar uma cuba de semiencaixe, é importante que a bancada tenha pelo menos 35 cm.
Cuba sobreposta e de apoio
Nestas opções, a cuba fica em cima da bancada em toda a sua extensão. A borda fica mais robusta e aparente. Nesse tipo de instalação, é preciso estar atento ao tamanho das torneiras.
Como escolher uma cuba para banheiro?
Pronto, agora que você conhece todos os modelos, é hora de escolher qual será a cuba dos banheiros da sua casa.
Onde o uso será intenso, a mais recomendada é a cuba embutida no formato oval. Elas são mais práticas pelo caimento natural da água, acumulam menos sujeira e são de fácil manutenção.
Para lavabos e ambientes que você deseja dar um ar de modernidade, escolha as cubas esculpidas. Elas são muito sofisticadas e agregam várias funções a um desenho único, o que deixa o ambiente mais leve e diferenciado.
Agora vá em frente, escolha sua cuba favorita e dê uma cara nova para o seu banheiro e o seu dia a dia. Veja agora algumas dicas para limpar e conservar porcelanatos.