Ser mãe solo e cuidar sozinha da criação dos filhos é um grande desafio e ter um planejamento financeiro é primordial para essa missão.
Ser mãe já não é uma tarefa fácil, ser mãe solo é mais difícil ainda. Todas as decisões tomadas quanto à criação da criança e a necessidade de se economizar em todas as situações são apenas alguns pontos facilmente identificados nesse desafio imenso. Pensando nisso, separamos algumas dicas de economia para ajudar a encarar as dificuldades que podem surgir.
Organize suas finanças e tenha uma planilha
Neste momento, organização é fundamental, é a palavra de ordem. Vão existir muitos gastos e a sua renda pode ser pouca. Mantenha anotado todos os seus recebimentos, gastos e se planeje para economizar e atingir metas que você considera importantes.
Descubra qual a melhor opção para você, se é anotar manualmente, ter uma planilha no Excel ou contar com a ajuda dos aplicativos. Tenha o controle sobre tudo, essa planilha ainda pode ser muito útil na definição dos valores de pensão.
Identifique suas prioridades como mãe solo
Às vezes nos levamos pelos desejos e não pelas necessidades, e é preciso estar ciente de que nenhum desperdício deve acontecer, principalmente envolvendo dinheiro, esse recurso pode fazer falta amanhã. Então, seja inteligente na hora de utilizar o dinheiro, isso fará toda a diferença para a sua estabilidade financeira.
Planeje-se para gastos com saúde
Lembre-se que com crianças, algumas emergências podem surgir, além disso, será necessário ter gastos com pediatra e vacinas. Você também precisa cuidar da sua saúde. Estude as possibilidades de contratar um plano de saúde e destine parte do seu orçamento para essa despesa.
Crie uma reserva de emergência
Fica bem difícil economizar com a quantidade de novos gastos que surgirão, mas é necessário estabelecer esse hábito e considerar a criação de uma reserva de emergência. O ideal é que essa reserva cubra pelo menos 6 meses dos gastos familiares, assim, você tem um aporte para qualquer emergência, seja ela profissional, de saúde ou outras. Lembre-se também, de sempre repor esse dinheiro após a utilização emergencial e avaliar cada situação para não usar indevidamente.
Considere um seguro de vida
É muito complicado pensar neste assunto, mas a criança só conta com você para se manter. E o seguro de vida é um excelente amparo em momentos que você não possa estar presente oferecendo a assistência financeira, que é muito necessária. Lembre-se de estar atenta a todas as coberturas e identificar o mais adequado.
E aí, conseguimos te ajudar a se organizar financeiramente para esse momento? Será muito desafiador, mas temos certeza que vai ser maravilhoso. Confira agora 5 erros comuns que atrapalham seu planejamento financeiro.