Blog

Search

Dicas para conquistar a casa própria

Casa própria: dicas para conquistar | Reprodução: Google
Casa própria: dicas para conquistar | Reprodução: Google

Conseguir comprar a casa própria é uma grande conquista. Por isso separamos algumas dicas para facilitar bastante.

 

A casa própria está entre as principais metas da população brasileira. É um sinal de independência e progresso. Mas nem sempre a vontade e a necessidade desse investimento vem acompanhadas de dinheiro suficiente para realizá-las, e assim, grande parte das pessoas acaba não realizando esse grande sonho.

 

Por isso, separamos dicas imperdíveis pra você fazer conquistar a casa própria, através do financiamento imobiliário.

 

Conheça seus rendimentos pessoais e familiares

O primeiro passo para planejar a compra da casa própria é estar atento a todos os rendimentos pessoais e familiares. Tenha clareza de sua renda total, para assim estabelecer a faixa de preço do imóvel que você quer comprar.

 

Poupe 20% do valor do imóvel

Juntar o dinheiro para dar a entrada no financiamento é crucial, já que a maioria das linhas de crédito só permitem financiar até 80% do valor do imóvel. Guarde esse valor em uma aplicação de pouco risco, como poupança ou fundos de renda fixa.

 

Faça uma simulação para comprar a casa própria

Boa parte dos bancos permitem a simulação de financiamento sem nenhum compromisso. Com essas ferramentas, você consegue compreender o valor da prestação que cabe no seu orçamento, além das particularidades para a compra do imóvel no banco determinado.

 

Poupe 30% da sua renda

Começar poupando essa parte da sua renda, te ajuda a possuir mais dinheiro para o financiamento e te acostuma a viver sem essa parcela do orçamento. Geralmente, ao financiar, essa será a parcela do seu imóvel.

 

Esteja em dia com as instituições de crédito

Se o seu nome está negativado, os bancos certamente entenderão que você não tem capacidade de assumir as prestações de um imóvel. Regularize as dívidas que você tem antes de buscar financiamento. Com um bom relacionamento com as instituições, você poderá escolher as linhas de crédito mais atraentes.

 

Veja se é possível usar o FGTS

Se você contribui com o FGTS há pelo menos três anos, é possível usar o saldo acumulado da sua conta na compra do imóvel. A quantia geralmente é revertida para compor o valor da entrada, abater até 80% de 12 prestações consecutivas ou quitar o financiamento. Basta consultar o seu extrato completo do FGTS, onde é possível encontrar os valores atualizados e os lançamentos feitos nas suas contas a partir do depósito inicial.

 

Com essas dicas, conquistar sua casa própria vai ser muito mais fácil contando com o financiamento imobiliário. Comece a colocá-las em prática agora e veja também 5 dicas pra facilitar seu financiamento imobiliário.

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Veja também