Na hora da vistoria, alguns itens merecem atenção no momento de pegar a chave do seu apartamento novo.
Antes de pegar as chaves do seu novo apartamento, é preciso fazer a vistoria do imóvel junto com a construtora e verificar se todos os itens estão em ordem.
Geralmente não existem problemas neste momento, visto que o imóvel está sob garantia. Dá só uma olhada nestas dicas que preparamos para te ajudar na hora da vistoria.
Se prepare para o dia.
Chegue no local preparado e agende a vistoria em um dia tranquilo para que seja feita de forma criteriosa. Além disso, tenha em mãos o memorial descritivo do imóvel para checar se todos os itens e materiais aplicados seguiram as especificações. Tenha olhos críticos para as correções e ajustes que possam ser feitos.
Esquadrias
Faça uma avaliação visual das janelas e portas, verifique se existem arranhões, pinturas danificadas e se elas estão abrindo e fechando da maneira certa. Vai ser um pouco difícil avaliar se existem vazamentos nas esquadrias. A dica é deixar o cômodo escuro e verificar se alguma luz passa com maior intensidade.
Instalações hidráulicas e elétricas
Ao entrar no apartamento, teste as torneiras e verifique se existem vazamentos nos sifões. Em seguida, acione as descargas para verificar se a vazão d’água está correta e tenha certeza de um bom funcionamento. Já as instalações elétricas não serão fáceis de testar na vistoria visual, visto que os medidores de energia não deverão estar instalados. Neste caso, deixe claro no check-list da construtora que as instalações elétricas não foram verificadas por este motivo.
Revestimentos, rejuntes e contra piso
Bata com o cabo da vassoura na cerâmica para verificar se existe algum ponto com som oco, caso a cerâmica ou o contra piso percam a aderência com o substrato, as peças podem se deslocar e deixar o revestimento mais frágil. Avalie também se não existem peças danificadas, trincas, rachaduras ou manchas. Cheque também os desníveis ou descontinuidade e se não existem peças com tonalidades diferentes.
Outros detalhes
Agora, verifique as paredes, a pintura e caso encontre algo, solicite a correção. De preferência, fotografe e anote no check-list. Com uma trena, faça uma medição da sua vaga de garagem e do escaninho, esta é a hora de verifique se as medidas estão de acordo com o manual descritivo.
Verifique o check-list
Por ultimo, verifique no check-list se todas as solicitações foram anotadas, tire fotos e tenha um cópia para lembrar de usá-la quando for fazer uma nova vistoria, não conte apenas com a sua memória.
Pronto, agora você está muito mais preparado para começar a viver no seu lar. A empolgação com a aquisição de um imóvel, pode falar mais alto e você não prestar atenção nesses pequenos detalhes que podem acabar se tornando uma grande dor de cabeça. Caso não se sinta preparado, peça ajuda a alguém ou, até mesmo, contrate uma empresa especializada para a realização da vistoria. Desta forma, tudo sai como planejado e você fica mais tranquilo.
E que tal ver agora, algumas dicas para decorar gastando pouco?