Blog

Search

5 dicas para controlar as finanças do lar

Finanças do lar – Como controlar

Listamos 5 dicas para você aplicar agora, deixar seu controle financeiro afiado e controlar as finanças do lar.

Deixar seus gastos em dia e colocar as finanças do lar em ordem o exige muita dedicação e persistência. Mas, com o tempo, todas as ações passam a fazer parte da rotina diária e os resultados começam a aparecer.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas pra você controlar definitivamente as finanças do lar. Confira:

1 – Verifique suas prioridades e defina metas

Se você está com o orçamento no vermelho ou apenas quer iniciar uma reserva financeira, o controle de gastos vai ser muito necessário. Organize as despesas mensais do seu lar, verifique quais podem ser reduzidas e até veja se dá pra cortar totalmente algumas.

Lembre-se que isso não quer dizer que você vai ter que viver sem nenhum conforto ou ter uma vida privada de prazeres. O jeito certo, é definir o que você prioriza na sua vida e quais metas quer alcançar, pra conseguir cortar tudo que não for necessário. Desta forma você poupa muito mais.

2 – Projete suas despesas futuras e receitas

Pegue como base as despesas dos seus últimos meses e passe a projetar todas as despesas futuras. Não esqueça de inserir os impostos e despesas eventuais como: seguro automóvel, IPVA, IPTU e etc.

Da mesma forma, registres suas previsões de receita como: salários, rendimentos e juros, contando com férias, décimo terceiro, bônus e comissões.

Com muito controle e planejamento seu controle financeiro dá certo.

3 – Controle seus investimentos para deixar as finanças do lar em dia

As informações e dicas de investimento tem pipocado nas redes sociais. Dividir suas aplicações entre muitas instituições financeiras podem dificultar o controle. Concentre os investimentos em menos instituições e acompanhe diariamente. Isso também reduz a cobrança de tarifas.

4 – Diminua os cartões de crédito e contas correntes

Ter várias contas correntes em bancos diferentes aumentam o risco do descontrole e também multiplicam as cobranças de tarifas e serviços realizados. Alguns bancos cobram taxas, saques, transferências que podem fazer uma diferença expressiva no orçamento.

Procure um banco que atenda todas as suas necessidades e ofereçam as menores, ou melhor, nenhuma taxa.

5 – As mudanças são graduais

Pode ser difícil encontrar tempo para seguir todas essas dicas. Então faça aos poucos. Aplique as mudanças gradualmente. Determine um prazo para cumprir cada tarefa. E ao longo do tempo tudo estará andando no modo automático.

Prontinho. Aproveite para colocar todas essas dicas em prática a partir de agora. Descubra também 5 dicas para facilitar seu financiamento imobiliário.

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Veja também