Blog

Search

Saiba como o INCC contribui com a valorização de um imóvel

INCC: como ele ajuda a valorizar seu apartamento na planta

Entenda de uma vez por todas como esse indicador influencia a compra de um apartamento em construção nesse post

Para muita gente, o Índice Nacional de Custo da Construção, INCC,  é visto como um vilão na hora da compra de um imóvel na planta. Se você é uma delas, ao longo desse post você vai ver que, na verdade, o INCC pode ser seu grande aliado!

Isso porque, junto com as parcelas mensais, o reajuste pelo INCC é uma espécie de investimento que contribui para constituir o valor do seu apartamento no futuro. Continue a leitura  e entenda de uma vez por todas como funciona esse reajuste pelo INCC e o quanto ele pode ajudar a valorizar seu imóvel.

O que é o INCC?

Imagine que você está construindo uma casa. Você vai precisar comprar tijolos, cimento, argamassa e outros materiais de construção. 

Ao longo da obra, o valor desses materiais vai ser reajustado, conforme a oferta e demanda desses produtos no mercado. Ou seja, se você comprar um saco de cimento hoje, e outro daqui a um ano, apesar de serem o mesmo produto, eles terão preços diferentes!

Para a construção de empreendimentos de grande porte, não é diferente! Nesses casos, para garantir que o valor necessário para construção esteja de acordo com as movimentações de oferta e demanda de materiais, mão de obra, serviços e equipamentos, o pagamento das parcelas durante o período de construção de um apartamento é reajustado conforme o INCC, índice que determina essa movimentação nos preços.

Quem determina o INCC?

A instituição responsável pelos estudos que determinam o INCC é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela coleta e organiza dados fornecidos por empresas do setor de construção civil em sete capitais e a partir dessa análise determina a variação do custo da construção naquele mês. 

Como já comentamos, o INCC é composto por três elementos:

  • Serviços
  • Equipamentos e Materiais
  • Mão de obra

Quando o INCC é cobrado?

Como o INCC leva em consideração o custo da construção, esse indicador incide sobre as parcelas da compra somente durante o período de construção do empreendimento. 

A partir da entrega das chaves, com o montante final já reajustado pelo acumulado do INCC, esse índice não deve mais ser utilizado para correção do valor do imóvel.

O INCC e o valor final do imóvel

Agora que você já sabe o que é INCC e por que esse reajuste é feito mensalmente nas parcelas durante o período de construção do seu apartamento, vamos entender como ele impacta no valor final do empreendimento.

Considerando que todo o valor pago durante o período de obra faz parte do investimento que você está fazendo ao comprar um imóvel, o valor dos reajustes mensais também contribui para constituir o valor final do empreendimento. 

Além do INCC, a valorização dos imóveis comprados na planta ainda é influenciada pela procura por apartamentos quando no período da entrega do imóvel e pela valorização da região onde ele está localizado, por exemplo.

Ou seja, quando a obra for finalizada, a valorização total do imóvel que você adquirir na planta, será a soma da valorização do INCC com os outros fatores mencionados. Esse comportamento traz a segurança de que todo o valor do seu investimento ao longo dos meses será preservado.

Já sabe tudo sobre o INCC? Veja também: Como escolher o imóvel ideal: Dicas para não errar.

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Veja também