Juntar dinheiro é a melhor forma para ter seu próprio lar. Confira algumas dicas para realizar esse sonho.
Mudar hábitos de consumo e promover mudanças de comportamento podem te ajudar a tirar o sonho da casa nova do papel. A melhor maneira de conseguir isso é se organizando e juntando uma grana. Por isso, vamos te dar algumas dicas.
Planejamento é fundamental.
Avalie quanto você pode poupar por mês, utilize planilhas para anotar seus recebimentos, suas despesas e sempre faça uma projeção para os próximos meses. Desta maneira você consegue juntar dinheiro. Um grande investimento precisa de atenção e muito planejamento.
Relacione muito bem suas finanças
É extremamente necessário ter em mente sua real condição financeira. A inadimplência neste tipo de negociação pode te trazer diversos problemas. Portanto, faça um balanço, avalie seus gastos atuais e some a eles as custas de adquirir um imóvel.
Confira: 5 dias para financiar um imóvel
Junte dinheiro de uma maneira mais efetiva
Existem muitas alternativas para juntar dinheiro, cada uma com suas particularidades, você só precisa escolher qual se adequa melhor ao seu perfil de investimentos.
Você pode investir em consórcios, para organizar o pagamento mensal, sabendo quanto você vai investir e quanto tempo esse investimento levará para te trazer retornos. No ato da contratação você já tem acesso às variáveis, o que te garante segurança.
Existem algumas modalidades de investimentos possuem rentabilidade maior do que os investimentos tradicionais e com algumas garantias. O ideal é ter um profissional que te ajude a escolher sem erro.
A poupança também é uma queridinha dos brasileiros, mas tem um rendimento muito baixo, em contrapartida é a mais segura e a mais fácil de resgatar.
Alguns cortes terão que acontecer
Sim! Alguns cortes deverão acontecer para que você consiga juntar dinheiro. Para isso não é necessário deixar de sair e viajar. Tudo pode ser ajustado.
Tente equilibrar seus momentos de lazer com o seu foco atual, que é a compra de um novo lar. Avalie alguns custos como: pacote de internet e TV a cabo, pedidos em delivery e fast food, compras por impulso, entre outros. Economize no básico também, como água e energia.
Cuidado com o cartão de crédito e as dívidas
A gente sabe que o cartão de crédito pode ser uma mão na roda em momentos de emergência, então lembre-se que os gastos nele devem ser destinados a isso. Evite comprar por impulso, deixe o cartão em casa quando for sair e estabeleça um valor máximo para os gastos semanais.
Além disso, é importante quitar todas as parcelas em aberto antes de colocar as despesas com um novo imóvel em sua planilha de custos. Quanto menos gastos mensais, mais você consegue juntar dinheiro.
Viu só? Economizar e juntar dinheiro exigem mudanças de hábito, mas com foco, determinação e muita vontade você realiza seu sonho. Agora fique por dentro de tudo que você precisa saber antes de comprar seu primeiro apartamento.