Aprenda como detectar, prevenir e remover as infiltrações, mofo e a umidade para manter seu lar saudável.
Todos os tipos de construção estão sujeitos a enfrentar infiltrações, seja em prédios novos, antigos, em casas e até em estabelecimentos comerciais. A água tem bastante força, uma vez que ela sempre encontra um caminho para correr. Caso as infiltrações não sejam identificadas rapidamente, ela continuará ganhando espaços.
Os problemas causados pelas infiltrações vão além da questão estética, as infiltrações também prejudicam a saúde de quem mora no imóvel, já que elas podem causar alergias e problemas respiratórios. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você previnir e eliminar esse problema.
Entenda os tipos e causas das infiltrações
Um dos tipos mais comuns de infiltração, começa quando a água existente nos espaços vazios do solo movimenta-se para dentro da construção, isso provoca as manchas de umidade e infiltrações maiores, até com o aparecimento da água na superfície. Ela se acumula e passa a ser absorvida pelos alicerces da construção.
Quando a água desce pelo teto e paredes significa que o sistema de vedação não foi feito corretamente e a água da chuva está se infiltrando pelos espaços e eventuais rachaduras. Esse também é o caso de quando a água começa a ultrapassar as junções, devido a falhas durante as reformas.
Prefira mão de obra qualificada
A melhor maneira de evitar os problemas com as infiltrações é a prevenção. Faça toda e qualquer reforma com pessoas qualificadas, a economia com um profissional menos preparado, pode sair bem caro no futuro.
Não subestime a água
A água tem uma força muito grande, mantenha a impermeabilização em dia em todas as estruturas adaptadas no seu apartamento ou casa. Entenda que a vedação e a impermeabilização das estruturas podem prevenir muitos problemas.
Mantenha a casa arejada
As infiltrações sempre vem acompanhadas de mofo. Portanto, mantenha a casa sempre arejada, permita a entrada do sol, abra portas e gavetas e afaste os móveis da parede. Assim, é possível tardar o surgimento do mofo.
Resolva os problemas o quanto antes
Se a infiltração já apareceu, não é necessário se desesperar. Dá pra resolver os problemas de forma simples e minimizar os danos. Primeiro entenda de onde a água está vindo. As infiltrações vindas das frestas ou pelo teto, resolver é mais fácil. Em muitos casos, dá pra resolver fazendo a vedação em silicone.
Em casos complexos, o problema só pode ser resolvido com uma reforma para trocar os revestimentos e impermeabilizar bem o local. Lembre-se que só pintar a parede não adianta, você pode até resolver o problema, mas logo logo ele volta a aparecer. Contrate profissionais qualificados para resolver o mais rápido possível.
Se livre do mofo
Prontinho, agora que a infiltração foi resolvida, é hora de acabar com o mofo. Para isso, é só misturar um litro de água sanitária com um litro de água e uma colher de sabão em pó. Em seguida, é só aplicar a mistura e retirar com um pano úmido. Pense também em investir em tintas anti-mofo, depois que o problema com a umidade for resolvido.
Viu só? As infiltrações podem dar uma bela dor de cabeça, mas resolver é bem fácil. Confira agora, algumas dicas para a organização da sua casa.