
Separamos várias dicas importantíssimas para prevenir o câncer de mama e se preparar para a campanha mundial Outubro Rosa.
Nós somos o que comemos, bebemos, respiramos e pensamos. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, e no mês de outubro é realizada a campanha Outubro Rosa, com o objetivo de previnir ou iniciar um tratamento precoce.
Pensando nesta campanha, separamos algumas dicas e estratégias para prevenção do câncer de mama.
Faça o autoexame regularmente
Esta é maneira mais eficaz e importante. Pode até mesmo para salvar vidas. Faça autoexames de mama e massagem mamária regularmente, obtenha também mamografias e exames clínicos e físicos anuais. Através da identificação rápida da doença, o tratamento tem mais eficácia.
Veja como fazer o autoexame:


Como fazer o autoexame da mama
Pare de fumar
Estudos do Journal of the National Cancer Institute mostram que os fumantes têm um risco 24% maior de contrair um câncer de mama invasivo do que os não fumantes. Essa é uma das regras mais importantes para prevenir vários tipos de câncer.
Evite o alcool
Ele muda como o estrogênio é metabolizado no seu corpo e reduzir a ingestão de álcool pode prevenir o câncer de mama.
Faça exercícios e cuide do seu corpo
Os exercícios leves ou intensos reduzem os riscos de câncer de mama. Eles alteram o metabolismo de estrogênio do corpo feminino.
Cuide muito bem da sua alimentação e se prepare para a campanha Outubro Rosa
Coma alimentos ricos em antixoxidantes, além de frutas, vegetais, nozes e sementes orgânicas. Esses alimentos são um tratamento natural para o câncer de mama. Os nutrientes obtidos nos alimentos só vão te trazer benefícios.
Consuma poucos alimentos à base de animais. Eles são extremamente inflamatórios e expõem o corpo a uma grande dose de ácido araquidônico. Preencha boa parte do seu prato com legumes.
É importante ter em mente que o açúcar é um grande aliado, pois alimenta o crescimento das células cancerosas. Portanto, elimine ao máximo o açúcar da sua alimentação. Além de servir de alimento, o açúcar também traz vários malefícios ao corpo.
Mantenha o peso corporal adequado
Estar acima do peso pode aumentar as chances de desenvolver câncer. É importante controlar seu peso por meio de uma dieta balanceada e exercícios físicos. Aproximadamente um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com uma alimentação saudável e manutenção de peso corporal adequado.
Diagnóstico Precoce
O diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer. Onde se destaca a educação da mulher e dos profissionais de saúde para reconhecer os sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama. É preciso estar atento aos seguintes sintomas:
- Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos.
- Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
- Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
- Descarga papilar sanguinolenta unilateral.
- Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos.
- Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral.
- Presença de linfadenopatia axilar.
- Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.
- Retração na pele da mama.
- Mudança no formato do mamilo.
https://tapajosengenharia.com.br.br/blog_tapajos/importancia-do-autoexame/
Veja a importância do autoexame no diagnóstico precoce do câncer de mama.
Hereditariedade
O câncer de mama, assim como todos os demais tipos de câncer, acontece devido a uma alteração genética. Podendo acontecer ao longo da vida, em razão de condições externas como estilo de vida e ambiente ou herdada dos pais. Dessa forma, quando uma mulher é diagnosticada com câncer de mama, todos os membros do núcleo familiar precisam se interessar e conhecer melhor a doença e seus fatores de risco. No entanto, cada diagnóstico é único e precisa ser analisado em sua particularidade, pois não é tão simples determinar se a mutação dos genes ocorreu por herança genética ou não.
Pronto, agora dê uma força para a campanha Outubro Rosa e compartilhe! Através da prevenção ou da identificação rápida da doença, as chances de cura são muito maiores.