Saiba tudo sobre o coronavírus, declarado como pandemia pela OMS e acompanhe as últimas notícias através de links úteis.
O Coronavírus é uma família de vírus que provocam infecções respiratórias e o novo agente descoberto em dezembro de 2019 na China provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Separamos várias informações sobre a pandemia e ao fim deste artigo, você pode conferir links úteis para se manter informado.
Como ocorre a transmissão?
A transmissão viral ocorre através de contato físico. Qualquer pessoa que tenha contato de cerca de 1m pode estar exposta à infecção. Além disso, o contágio também pode ocorrer pelo ar, pelo contato pessoal ou secreções contaminadas como:
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Contato pessoal próximo como toque ou aperto de mão;
- Contato com objetos e superfícies contaminadas, seguido de contato com boca, nariz ou olhos.
Quais são os sintomas do coronavírus?
O coronavírus têm sintomas principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Também pode causar infecção no trato respiratório inferior. Os principais sintomas são:
- Febre;
- Tosse;
- Fadiga;
- Falta de ar;
- Dor muscular e articulações;
- Dor de garganta;
- Dor de cabeça;
- Congestão nasal;
- Enjoo ou vômito;
- Dificuldade para respirar.
Como prevenir o coronavírus?
A prevenção é a chave para conseguir reduzir os casos de coronavírus. Reforçar os cuidados básicos é infalível para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o coronavírus. Para isso, tome as seguintes medidas:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos.
- Utilize álcool em gel;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato físico com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies com frequëncia;
- Manter a casa arejada.
Tratamento
Ainda não existe um tratamento específico para o coronavírus. Os profissionais de saúde indicam repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas dependendo de cada caso como: uso de medicamento para dor e febre e umidificador para auxiliar o alívio da dor de garganta e tosse.
Nesse momento extremamente delicado é necessário estar atento às novas informações sobre o coronavírus. Por isso, acesse os links abaixo para não perder nenhuma notícia.
Secretaria de Estado da Saúde – Governo do Estado de Goiás
Acesse também: