
Aprenda a corrigir e prevenir os problemas com as rachaduras e conheça os variados tipos.
É muito comum se deparar com uma rachadura na parede, em vigas, ou nos cantos de portas e janelas, principalmente após alguns anos de conclusão da obra. É preciso ter muito cuidado e sempre corrigir o problema o mais rápido possível para que ele não se torne um risco para o imóvel.
Se você se encontra nessa situação, confira só algumas dicas para identificar e resolver esse problema.
Identifique os tipos de rachaduras
Existem diferenças entre os tipos de rachaduras que podem surgir nos tetos e nas paredes. Todas surgem a partir de rupturas de componentes e materiais.
Fissuras

As fissuras podem atingir pinturas, revestimentos e a massa corrida. Geralmente são estreitas e alongadas e não passam de 0,5 mm de largura. Esse tipo de rachadura não comprometem a estrutura e possuem menor gravidade. Isso não significa que elas podem ser ignoradas. São a partir delas que as rachaduras podem surgir.
Trincas

As trincas chegam a atingir a alvenaria e são mais profundas do que as fissuras. Tem entre 0,5 mm e 1 mm de espessura. São elementos perigosos e podem separar ou romper os elementos, além de comprometer a segurança das estruturas.
Rachaduras na parede

As rachaduras tem as mesmas características das trincas, porém com mais profundidade e podem atingir mais do que 5mm. Esse tipo de problema pode ocasionar em aberturas e permite a passagem de claridade, vento e até mesmo água. As rachaduras necessitam de cuidado imediato.
Evitando as rachaduras
Uma boa técnica, e uma construção bem executada deve evitar esses tipos de problemas. Fique atento aos materiais utilizados. Quando a argamassa, o concreto ou o gesso perdem umidade podem sofrer com a perda de volume. Essa secagem pode causar o aparecimento de fissuras.
Observe também as trepidações, vibrações e infiltrações. O excesso de transito de veículos pesados, metrô e elevadores próximos à residência podem desencadear o surgimento de trincas. As infiltrações ocorrem quando a obra não é devidamente impermeabilizada. Costuma aparecer em forma de vazamentos, principalmente nos banheiros.
Corrigindo o problema
De maneira nenhuma tente esconder ou consertar sozinho, muito menos apenas pintar a parede. Conte com um profissional e tente corrigir o problema o mais rápido possível e evitar que as fissuras se transformem em rachaduras.
Toda e qualquer abertura deve ser avaliada por um profissional experiente e corrigir a raiz do problema. Lembre-se de passar todas as informações para o profissional e se você morar em um edifício, uma rachadura pode comprometer a segurança dos outros moradores.
Viu só? Se você está passando por esse problema, agora viu que é possível corrigir e identificar o estágio. Aprenda agora como se livrar dos mofos e da umidade.