Neste artigo você vai poder conferir tudo sobre o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e quais são suas particularidades.
O desejo de comprar um imóvel nos leva a prestar atenção na faixa de preço do imóvel, fazemos simulações de financiamento nos sites bancários e também prestamos bastante atenção nas taxas de juros praticadas pelas instituições.
Porém, no momento de financiar um imóvel, é preciso saber quais são os sistemas de financiamento praticados no Brasil e quais são suas particularidades.
https://tapajosengenharia.com.br.br/blog_tapajos/sistema-financeiro-de-habitacao-sfh/
Hoje, preparamos esse conteúdo sobre o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
O que é o Sistema Financeiro Imobiliário – SFI?
O SFI torna o crédito imobiliário mais adaptável em condições de mercado com incentivo governamental. Através dele, a garantia usada é a de alienação fiduciária, onde pode ocorrer a retomada do imóvel em casos do não cumprimento do contrato, após 90 dias de atraso. Essa particularidade gera maior segurança às instituições financeiras e também permite que os investidores tenham mais acesso ao mercado de financiamentos.
As instituições de crédito atual no mercado e resultam em crédito imobiliário mais flexível pelas condições de mercado.De forma que financiam os imóveis para o comprador, seja ele Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ). São eles:
- Caixa Econômica Federal (CEF);
- Bancos com carteira de crédito imobiliário;
- Sociedades de Crédito Imobiliário (SCIs);
- Associações Especiais de Poupança e Crédito (APEs);
- Companhias Hipotecárias;
- Demais instituições autorizadas (conforme Resolução 3.706/09 do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Valor Máximo de Financiamento
O Sistema Financeiro Imobiliário não impõe um valor máximo para o imóvel que será adquirido ou para o comprometimento da sua renda. Além disso, através dessa modalidade é possível adquirir imóveis comerciais e residenciais, urbanos ou rurais.
A quem atende?
Geralmente esse tipo de financiamento atende as pessoas que comprarão imóveis de valor mais elevado e tem a capacidade de dar pelo menos 60% do valor do bem como entrada.
Limite máximo para quitação
O limite máximo para quitação é de 35 anos.
Taxas de juros
O SFI usa dois sistemas de capitalização de juros, a Tabela SAC e a Tabela Price. E como esse tipo de financiamento possui uma garantia para assegurar o contratante, a contratação de seguros se torna obrigatória e deve ser de Morte ou Invalidez Permanente e desejável o seguro de Dano Físico ao Imóvel.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre financiamento. Veja também: Saiba tudo sobre o novo financiamento imobiliário atrelado ao IPCA