Blog

Por que você precisa ter uma reserva de emergência?

Reserva de emergência: por que você precisa ter | Reprodução: Google

Reserva de emergência: por que você precisa ter | Reprodução: Google

Estamos sujeitos a vários imprevistos durante a vida. Por isso, separamos algumas dicas para você montar sua reserva e estar sempre preparado.

 

Todos nós sabemos que imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Pode ser um problema de saúde, um dano material, problemas no emprego e etc. É senso comum que ninguém sabe quando vai precisar de um dinheiro extra. Por isso, é melhor prevenir do que remediar.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas bem simples que vão te mostrar a importância de ter uma reserva de emergência e não precisar depender de empréstimos bancários ou familiares. Vamos lá:

 

Por que montar uma reserva de emergência?

Juntar um bom dinheiro na poupança é um privilégio para poucos. A maioria das pessoas acaba comprometendo toda a renda ou com compras por impulso. Por isso, geralmente, o brasileiro tem que recorrer aos bancos quando acontece algum imprevisto.

 

Empréstimos bancários

Ao procurar as soluções bancárias, você deve recorrer ao uso do cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo consignados, que podem durar muitos anos e vem acompanhadas de taxas de juros altíssimas.

É por esse motivo, que você deve montar uma reserva de emergência, para estar preparado para as coisas mais simples ou as situações mais delicadas, o que pode fazer uma imensa diferença.

 

Como montar a reserva de emergência

O adequado é que a sua reserva de emergência consiga cobrir seus gastos e o padrão de vida atual por no mínimo 6 meses, mas o ideal é contar com a tranquilidade de um ano.

O primeiro passo é somar todas as suas despesas como aluguel, condomínio, luz, água, internet e outros, inclua as despesas variáveis e chegue ao valor mensal que você precisa.

 

Como e onde investir o dinheiro guardado

Lembre-se de que antes de começar a poupar para a sua reserva de emergência, você precisa estar com todas as dívidas quitadas e viver com menos do que ganha atualmente. Em seguida, procure por investimentos de baixo risco e com maior liquidez, além de verificar qual delas te permitem resgatar o dinheiro com facilidade e velocidade.

As melhores opções são aplicar em fundos como CDB, LCA E LCI com liquidez diária, além do Fundo Tesouro Selic.

 

Tenha consciência do que é emergência

Não confunda desejos imediatos com situações de emergência. Saiba diferenciar o desejo de consumir do que realmente é uma necessidade. As situações de emergência envolvem doenças, viagens de última hora, desemprego e acidentes de trânsito, por exemplo. Se você não for extremamente criterioso neste momento, pode acabar comprometendo a construção da sua reserva de emergência.

Gostou dessas dicas e ainda não tem sua reserva de emergência? Então passe a construí-la agora!

 

Veja também dicas para economizar dinheiro sem sofrer

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL