Blog

Dicas de manutenção para Instalações Hidráulicas

nstalações Hidráulicas: dicas para manutenção residencial

As instalações hidráulicas são partes importantíssimas de uma casa e para que se mantenham em pleno funcionamento, separamos algumas dicas para você.

As manutenções preventivas são fundamentais para que as instalações hidráulicas da casa ou do apartamento funcionem corretamente. Quando realizadas com a periodicidade correta, essas manutenções evitam a ocorrência de quebras ou desgastes naturais das estruturas.

A consequência da prevenção é te fazer economizar muito mais do que a correção dos problemas. Por isso, separamos alguns pontos pra você ficar de olho e evitar qualquer problema hidráulico em casa. Confira só:

Tipos de manutenção das Instalações Hidráulicas

Antes de tudo, temos que te contar quais são os tipos de manutenção, são elas:

  • Preventiva: feita antes dos problemas aparecerem, investigando possíveis falhas no sistema e checar se tudo está ok.
  • Preditiva: relacionada aos projetos de automação residencial, é indicada para casas que possuem sistemas hidráulicos controlados pela tecnologia e a manutenção é feita por ferramentas específicas.
  • Corretiva: essa acontece quando algum problema começa a aparecer, feita para consertar algum componente que já esteja comprometido.

Prazo para manutenção

Como todos os itens da casa, a hidráulica também demanda um acompanhamento mais próximo. 

Faça uma investigação anual juntamente com pequenos reparos, vistorias, trocas de itens pequenos e correções de possíveis vazamentos.

Faça uma revisão total no sistema hidráulico a cada 10 ou 15 anos. Essa manutenção precisa ser mais pesada para que você não sofra com problemas estruturais.

https://tapajosengenharia.com.br.br/blog_tapajos/cuidados-instalacoes-eletricas

Prioridades

Priorize alguns itens na sua manutenção anual: cheque as torneiras, chuveiros, descargas e todas as vedações hidráulicas para evitar vazamentos. Verifique também se existe alguma irregularidade, umidade extrema, acúmulo de água nas paredes e estufamento de pisos e azulejos.

Todas essas características são sinais de problemas no sistema hidráulico.

Impermeabilização

Além de verificar possíveis vazamentos, você também precisa se certificar do estado de impermeabilização do seu imóvel. Se você não revisar regularmente e seu piso não estiver impermeabilizado, a infiltração pode comprometer a estrutura e quando falamos de apartamentos, pode acabar chegando aos andares inferiores.

Registro de água

Fique de olho também no registro do seu consumo. Você pode fazer um teste mensal, deixando os registros abertos e as torneiras bem fechadas. Vá até o hidrômetro, anote o número que aparece e verifique depois de uma hora se o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento na casa.

Agora é a hora de colocar essas dicas em prática e acabar com todo e qualquer problema hidráulico na sua casa.

Veja também: Manutenção Residencial: 5 dicas de conservação | Tapajós Engenharia (tapajosengenharia.com.br)

Fique por dentro

Cadastre-se e receba novidades por email.

Nenhum comentário





          © 2024 Tapajós Engenharia. Todos direitos reservados. | Por: IGMA DIGITAL